×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O que tem atraído as grandes redes varejistas para o Centro?

Lojas âncora, que geralmente se instalam em shoppings, têm buscado o tradicional comércio de rua e, com isso, oxigenam a economia da área central

Economia
Por Redação
9 de agosto de 2021 - 0h01
Grandes redes no Centro da cidade (Foto: Silvana Rust)

O comércio do Centro de Campos tem recebido grandes lojas âncoras, que enxergam no município uma boa opção de implantar suas redes e expandir negócios. Para os campistas, esse é também um meio de geração de novos empregos e aquecimento da economia. Além disso, há mais opções de compra e melhorias em geral para o consumidor devido ao aumento da concorrência. Recentemente, a Leader e Magazine Luiza se juntaram às já veteranas Ponto Frio (que agora é Ponto), Casas Bahia, Americanas e outras.

É comum que lojas âncoras se instalem em shoppings centers, mas, em Campos, as filiais destes grandes empreendimentos também buscam o Centro.

“A chegada dessas lojas está melhorando o comércio. Isso ajuda no movimento. Comercialmente falando, com mais lojas, aumenta o movimento no Centro. O consumidor tem mais opções para escolher suas mercadorias. Eu só vejo vantagem para o comércio como um todo”, comemorou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues.

Além disso, o presidente também enfatizou as vantagens da concorrência mais acirrada. “A concorrência é salutar e faz com que as empresas evoluam. O empresário é estimulado a cada vez mais melhorar seu próprio negócio. Sem contar que temos mais emprego e quanto mais emprego temos, melhor é a economia na nossa cidade”, completou.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, a chegada destas grandes empresas mostra o potencial econômico do município e da região.
“Estas empresas influenciam o comércio local a se modernizar, tanto no estoque como no uso das plataformas digitais, sistemas gerenciais e a tecnologia para atraírem os consumidores. Mas, defendo que os campistas também devem prestigiar as lojas locais, que representam o segundo maior empregador do município”, concluiu Leonardo.

Magazine Luiza

Magazine Luiza com três lojas em Campos

No dia 8 de julho, a Magazine Luiza inaugurou sua primeira loja em Campos. Na cerimônia de abertura, a coordenadora regional, Karine Potrich afirmou que foram gerados 60 empregos diretos e indiretos. Além disso, a expectativa é de que outras duas lojas da rede sejam inauguradas em Campos nos próximos meses. Um desses estabelecimentos funcionará em um novo shopping da cidade, como foi anunciado pelo Jornal Terceira Via na Coluna do Balbi.

Em nota, a assessoria da Magazine Luiza afirmou que, com as instalações da rede no município, os clientes que já compravam online agora poderão desfrutar de uma experiência mais completa.

“O Magalu já atua na região como e-commerce e agora, com as lojas físicas, será possível oferecer todos os benefícios ao cliente fluminense. Além da possibilidade de adquirir produtos diretamente em um ponto físico, ele também tem à disposição o serviço Retira Loja, com o qual pode comprar pelo site ou super aplicativo e buscar o produto na loja mais próxima. As entregas também passam a ser mais rápidas, uma vez que os estoques das lojas funcionam como mini-centros de distribuição e, muito em breve, lançaremos no estado a entrega ultra rápida, com encomendas chegando em até 1 hora após a aprovação da compra online. Com o Parceiro Magalu, o varejo que ainda não se digitalizou no estado poderá vender online por meio da plataforma, de forma simples e intuitiva, e dispor dos serviços de entrega da companhia”, afirmou a assessoria da rede via nota.

Sobre a inauguração das duas novas lojas, a assessoria não informou prazos, mas confirmou que a inauguração de novos empreendimentos em Campos e em outras cidades do estado do Rio de Janeiro acontecerá até o final de 2021.