O prefeito de Campos Wladimir Garotinho (PSD) e o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar (SD), protagonizaram, na noite desta terça-feira (3), um armistício. Membros de famílias que se antagonizam há anos na política campista, os dois aparecem em um vídeo lado a lado com o governador Cláudio Castro (PL) e falam sobre o benefício da aproximação para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Fontes ligadas ao Wladimir e Rodrigo, porém, admitem que a bandeira branca é oportuna, diante das costuras para as eleições de 2022, mas pode não durar.
Postada pelo prefeito em suas redes sociais, a gravação (veja abaixo) gera agenda positiva um dias após o Ministério Público do Estado do Rio pedir à Justiça a cassação da chapa encabeçada por Wladimir. Mas, o curto registro mostra o trio pouco à vontade, com interações por vezes constrangidas, e não foi compartilhado nem por Castro e nem por Rodrigo.
Cola que une essas peças improváveis, o governador aparece no centro e agradece aos aliados, que devem exercer papel de destaque na região em sua estratégia para ser reconduzido ao Palácio Guanabara no ano que vem, agora como cabeça de chapa e não como vice.
“Queria agradecer a presença, aqui, lado a lado, do prefeito Wladimir e do deputado Bacellar, pois é assim, juntos, que vamos conseguir mudar Campos e todo o Norte e Noroeste”, afirma Castro.
Embora tenha entremeado os atritos com um discurso de pacificação, Wladimir agradece a Castro, mas não menciona Rodrigo. “Quero agradecer, em nome de todo o povo de Campos e de toda a região Norte e Noroeste o apoio que você está nos dando”, diz o prefeito.
O secretário, por outro lado, agradece Wladimir, mas evita termos mais definitivos para descrever o arranjo, que chama de “junção”. “Tenho certeza que, com essa junção, quem ganha é a cidade de Campos e toda região”, encerra Rodrigo.
Wladimir, Rodrigo e Castro estarão reunidos em Campos nesta sexta-feira (6), durante ação do Programa Estado Presente nas regiões Norte e Noroeste do Estado.
Passado e futuro
O prefeito e o deputado estadual licenciado seguem os roteiros estabelecidos por seus pais, o ex-governador Anthony Garotinho (PROS) e o ex-presidente da Câmara Municipal de Campos Marcos Bacellar (SD), e vêm protagonizando embates desde as eleições, quando Wladimir representou o grupo garotista e Rodrigo comandou a campanha do candidato derrotado Bruno Calil (SD).
Com a vitória de Wladimir, as redes sociais e a Câmara se tornaram a principal arena dos dois grupos políticos, onde o prefeito passou seis meses com ampla maioria e Marquinhos Bacellar (SD), irmão de Rodrigo, fazia oposição de um homem só. Desde que a Casa reviu a reprovação das contas de 2016 da ex-prefeita Rosinha Garotinho (PROS), mãe de Wladimir, e que o prefeito tentou votar projeto que altera o Código Tributário do Município, a rivalidade voltou a se intensificar, o que resultou em um racha na bancada de situação.
Reservadamente, pessoas próximas a Rodrigo e Wladimir reconhecem que a aproximação atende a necessidades eleitorais. Mas, o gesto pode estar mais para um cessar-fogo do que para uma conciliação. Seus grupos políticos manifestam restrições mútuas e condicionam a manutenção da trégua ao comportamento do rival. Wladimir é descrito como “egocêntrico”, e Rodrigo, como “explosivo”.
Adicionalmente, como as duas principais lideranças políticas de Campos hoje, cada um têm seus próprios projetos para Campos e região, o que pode, eventualmente, voltar a colocá-los em rota de colisão.
Agenda
A ações do Programa Estado Presente nas regiões Norte e Noroeste Fluminense começam na quinta-feira (5), em Quissamã, onde o governador será recebido pela prefeita Fátima Pacheco (DEM), e vão até domingo (8).
Na sexta-feira (6), Castro cumpre agenda em Campos, para onde toda a estrutura do Governo do Estado será transferida durante a duração da visita. Confira abaixo os compromissos do governador:
Uma passagem por São João da Barra também está nos planos de Castro, que foi homenageado, nesta terça-feira, com o título de Cidadão Sanjoanense. A data, porém, ainda não foi definida.
Vídeo
Veja abaixo o vídeo postado pelo prefeito Wladimir Garotinho: