×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Trechos da praia do Farol de São Thomé ficam sem iluminação pública

Na avenida da orla da praia campista, postes estão com lâmpadas queimadas; Enel e Prefeitura transferem responsabilidade pelo problema

Geral
Por Redação
27 de abril de 2021 - 8h48
Hotel na orla do Farol de São Thomé ilumina trecho da via que está às escuras (Fotos JTV)

Nas últimas semanas, na praia do Farol de São Thomé, a Avenida Olavo Saldanha está sem luz em diversos trechos da orla. A via também é conhecida como Avenida Garoupas ou trecho da beira-mar, que se estende da região da Maria Rosa ao Lagamar. Em diferentes pontos há postes com lâmpadas queimadas. Nos locais de maior movimento de pessoas que frequentam hotéis e quiosques, a reclamação tem sido frequente. Durante a noite, caminhar em áreas escuras tem causado apreensão. A Prefeitura de Campos dos Goytacazes alega que cabe à concessionária Enel resolver o problema. Já a Enel alega que iluminação pública é de responsabilidade da Prefeitura.

Para o morador Jorge Freitas, depois do fim do verão, as lâmpadas foram apagadas ou queimadas, sem reposição. O problema é que caminhar em determinados trechos trouxe sensação de insegurança por causa dos trechos escuros.

Em determinados trechos apenas as luzes dos carros iluminam a avenida

“Muitas vezes só as luzes dos carros ajudam a iluminar o caminho. Aqui há pouco policiamento. Nem todos que frequentam a orla são moradores do Farol. Há muitos desconhecidos que passam por aqui de motocicleta. A gente fica receoso, pois já houve registro de gente assaltada durante o dia. Imagina durante a noite nessa situação”, disse.

Elisa Nogueira frequenta um quiosque que fica em frente ao maior hotel do Farol de São Thomé, prédio de oito andares que recebe um grande número de hóspedes. A região também está pouco iluminada.

“As luzes do hotel ajudam a clarear o trecho da calçada onde fica o quiosque e um trecho da areia. Próximo ao terreno da Marinha, onde fica o Farol de São Thomé, está quase totalmente sem luz. É um trecho grande. Caminhar sozinha ficou complicado”, diz.

Faróis dos carros e dos estabelecimentos da orla ajudam a iluminar avenida às escuras

Nos trechos de bairros como Aldeia do Sol e Xexé, a falta de luz em determinados trechos também incomoda os moradores. O aposentado Joseilton de Souza mora em Farol de São Thomé há mais de 20 anos. Ele se queixa do abandono no lugar após o fim do verão.

“De dezembro a março, com mais gente morando aqui por causa das férias, a gente recebe melhores serviços. É comum ficar sem luz em diversos pontos da orla da praia fora desse período”, comentou.

A reportagem fez contato com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes e com a concessionária Enel para informarem sobre o problema de falta de luz em vários pontos do Farol de São Thomé. A assessoria do governo municipal informou que a responsabilidade de repor as lâmpadas queimadas é da Enel. Já a assessoria de comunicação da companhia de energia elétrica respondeu por email que cabe a Prefeitura de Campos cuidar da iluminação publica.