×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uma série de eventos marca os 100 anos de criação do Trianon, em Campos

Lançamento de um livro e conferências com pesquisadores fazem parte da programação desta semana pelo centenário histórico do teatro

Cultura
Por Redação
15 de março de 2021 - 18h54
Juliana Carneiro é coautora de livro sobre os 100 anos do Trianon (Foto; Divulgação)

O mês de março foi escolhido para lembrar um século de história do antigo e extinto Teatro Trianon, em Campos, inaugurado em 1921 e demolido em 1975. No dia 17 (quarta-feira), acontecem vários seminários virtuais com participação de especialistas em memória e cultura do município. No dia 18 (quinta-feira), será a vez do lançamento do livro “Nos Tempos do Trianon: Campos se diverte”, de Juliana Carneiro e Victor Belo. Os eventos serão transmitidos pelo YouTube, no link http://bit.ly/TrianonEncontro1. O pesquisador e fotografo Leonardo Vasconcelos integra a equipe que celebra a data centenária.

Juliana Carneiro nasceu em Campos dos Goytacazes, é professora da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais. Victor Melo é carioca, professor da UFRJ, pesquisador do CNPq e da Faperj. Coordena o Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Os autores do livro “Nos Tempos do Trianon: Campos se diverte” ajudam com a documentação de um dos mais importantes teatros do Brasil.

Capa do livro Nos Tempos do Trianon

“Passados cem anos, o Trianon permanece vivo na memória do povo campista. O livro apresenta uma história que, por sua importância e singularidade, merecia mesmo ser mais bem conhecida pelo grande público”, comenta Juliana.

Os autores adiantam que a obra é um registro da vida de um homem, sua cidade e sua obra; da vida cultural de Campos na transição dos séculos XIX e XX, marcada pela vocação rural, mas que foi se urbanizando e se modernizando. O teatro foi concebido e erguido pelo empresário Francisco de Paula Carneiro. Seu nome foi adotado como homenagem ao boulevard da cidade, conhecido como Calçadão.

Victor Melo é pesquisador da UFRJ

” O livro tem várias fotografias, um rico acervo de imagens produzidas pelo “fotógrafo Carneirinho”. Ele foi guarda-livros, usineiro, fotógrafo. Dedicou-se a inserir a sua cidade natal no circuito artístico nacional, com rica programação da casa teatral à época”, destaca Victor.

Os pesquisadores Heloiza Manhães, Teresa Peixoto, Arthur Sofiatti, Leonardo Vasconcelos e Genilson Soares participam de webinários que acontecem às 10h, 14h e 16h, no dia 17. O evento poderá ser conferido ainda pelo site www.teatrotrianon.com.

O fotógrafo Leonardo Vasconcelos participa de um dos seminários virtuais