“Estamos fazendo uma técnica chamada PCR, que identifica o novo coronavírus e libera o resultado em até 96 horas. O exame é feito por meio de coleta indolor e rápida por via nasal”, explicou a bióloga geneticista e responsável técnica do Laboratório XY Diagnose, Patrícia Damasceno, que é doutora em engenharia genética e especialista em citogenética.
O resultado obtido de forma rápida e precisa pode beneficiar os pacientes com a rapidez na terapia apropriada e a diminuição no tempo de permanência no hospital. Outras informações sobre o exame e a XY Diagnose podem ser obtidas pelos telefone (22) 2722-1858 ou (22) 99730-9061.
Ferramentas de Biologia Molecular estão sendo empregadas para o desenvolvimento e padronização de novo teste para detecção direta do coronavírus. O sistema BioFire FilmArray ajuda os profissionais de saúde a melhorar o atendimento e a satisfação do paciente, fornecendo testes abrangentes, resultados mais rápidos e melhores resultados. Os impactos no atendimento ao paciente variam desde acelerar a terapia apropriada até diminuir o tempo de permanência.
Patrícia Damasceno reforça sobre a transmissão do coronavírus que se dá pelo ar, por meio de gotículas expelidas na respiração, ou por contato direto ou indireto com secreções. O Ministério da Saúde recomenda prevenir qualquer infecção contagiosa que possa ser transmitida pelo ar ou pelo contato com ações básicas.
“Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória estão entre as orientações”, destaca a bióloga geneticista.