×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar 41 salas de vacinação, que vão funcionar de 8h às 17h

Saúde
Por Redação
18 de novembro de 2019 - 9h07

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Vacinação em Campos

 A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar 41 salas de vacinação, que vão funcionar de 8h às 17h. O Dia D para esse público está previsto para 30 de novembro.

A Vigilância em Saúde do Município ressalta que a pessoa deve adiar a vacinação em caso de quadro febril agudo grave e gestação. Não vacinar caso seja portador de câncer; tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior a ser inspirado é com os pacientes alérgicos a proteína do leite. As reações aos alérgicos a ovo são menores.