Dezenas de mães e pais convidados se reuniram na noite da última terça-feira (20 de agosto), no Hotel Ramada, em Campos, no evento de lançamento do Pequeno Alphinha. O objetivo da proposta é levar educação infantil com amor, inovação e conhecimento para crianças, a partir dos três anos de idade, nos moldes já desenvolvidos em mais de 20 anos na cidade pelo Alpha, desde o ensino fundamental até o pré-vestibular.
O Pequeno Alphinha defende a ampliação das habilidades emocionais para formar pessoas cada vez mais capazes de criar, inovar e trabalhar em equipe, além de pensar no desenvolvimento cognitivo dos alunos com a formação artística e cultural, como um complemento na fase de letramento e alfabetização. A instituição respeita o desenvolvimento personalizado e incentiva a autonomia de cada estudante desde muito cedo.
Na proposta, o aluno será assistido pelo professor titular e pelo auxiliar, além de ter o apoio de uma equipe pedagógica com orientadores, psicopedagoga e psicóloga. As instalações contam ainda com enfermaria, jardim gourmet (horticultura), área verde e de lazer, LIV (Laboratório de Inteligência de Vida – Habilidades Sócio-Emocionais) e biblioteca infantil. A diretora pedagógica do Alpha, Ana Beatriz Machado, comenta com alegria o nascimento de mais um desafio na história do sistema educacional.
“É uma sensação de que a missão está se cumprindo. Nós estamos colocando em prática, aquilo que era sonho. Saiu do papel e o Pequeno Alphinha está tomando forma. É um momento de apresentar para os pais a proposta de trabalho da escola. Esse é o primeiro passo de uma caminhada muito bonita que ainda vem pela frente”, comemora.
Um ponto importante na hora de pensar na escola ideal para os pequenos é a questão do horário. No Pequeno Alphinha, a programação e a carga horária são flexíveis, de acordo com as necessidades dos pais. A instituição também oferece aos alunos educação física, psicomotricidade, inglês, literatura, educação ambiental, além da Casa das Artes, para oficinas de música, dança, teatro e artes visuais e cultura popular.
“A cada experiência, a cada vivência é sempre um momento novo de muita emoção. Para nós que trabalhamos com educação, principalmente com educação infantil, a experiência é muito rica. O nosso desafio é entender que cada criança tem uma necessidade específica e vai ser atendida nessa situação com um material lúdico, concreto, onde a gente vai trabalhar acima de tudo as suas experiências trazidas de casa também, que são muito importantes. É um segmento da educação de muita emoção e de muita vida. O Pequeno Alphinha continua com a tradição de competência que o Alpha tem”, explica Rachel Vasconcelos, coordenadora pedagógica do Pequeno Alphinha.
A assessora pedagógica da Eleva, plataforma de ensino presente em todos os módulos do Alpha, Alessandra Alves Prado dos Santos, esteve no evento e apresentou para os pais o trabalho desenvolvido nesse sistema, entendendo que o aluno não deve apenas aprender a codificar e decodificar as palavras, mas deve se apropriar da escrita sabendo fazer o bom uso dela nas práticas sociais, além de pensar no desenvolvimento futuro de cada indivíduo.
“Enquanto plataforma de ensino, nós acreditamos muito no protagonismo da criança. O Alpha acredita no que pedagogicamente a Eleva defende e o infantil tendo a possibilidade de ampliar só significa dizer que a gente está entregando um contexto muito maior do pedagógico, uma linguagem muito mais alinhada, o que hoje o Alpha já faz, e um protagonismo muito mais presente com os campos de experiência, que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem trazendo para a educação nacional. O Alpha quer garantir a qualidade e a excelência no ensino”, frisa.
Outra novidade divulgada no lançamento do Pequeno Alphinha é a instalação de um Programa Nutricional, com lanche, almoço e jantar, pensado pela nutricionista materno-infantil, Ana Luíza Ferraz.
“O que foi apresentado para os pais durante o evento é a alimentação do aluno na escola, principalmente para aquelas crianças que irão ficar em período estendido e integral. A proposta é uma alimentação saudável e natural para que os pequenos possam realmente comer no ambiente escolar. É uma fase de desenvolvimento e de aprendizagem, logo os hábitos alimentares também serão formados nesse período. Por isso, é importante mostrar para eles o que é ideal para saúde dessas crianças”, comenta.
O resultado de uma proposta que busca o bem estar das crianças, com criatividade, amor e inovação não poderia ser diferente. A Isabela Honório participou do lançamento na intenção de conhecer o projeto e matricular sua filha.
“Saio do evento muito satisfeita. Eu já estava esperando ter uma escola que oferecesse todas essas possibilidades apresentadas. A intenção agora é fazer uma visita e conhecer o espaço que eles estão preparando”, declara.
As matrículas para o ano de 2020 estarão abertas na primeira semana de setembro. As instalações da escola são independentes e haverá estacionamento disponível em frente a entrada e saída dos alunos para dar tranquilidade aos pais de descerem seus filhos e levarem até o colégio, fruto de uma parceria da instituição. O Pequeno Alphinha fica na Avenida Alberto Torres, número 381, no Centro de Campos, oferecendo mais conforto e segurança para os alunos a partir dos três anos de idade. Os interessados podem fazer uma visita ou saber mais informações através do telefone (22) 2725-1250.