×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto social ajuda crianças e adolescentes em comunidade carente de Campos

No último fim de semana, a ONG preparou um dia da beleza para as mães de crianças atendidas no local

Geral
Por Redação
10 de maio de 2019 - 14h18

Muitas crianças e adolescentes que vivem em comunidades com carências básicas como segurança, saúde e educação acabam tendo poucas oportunidades e muitas facilidades de uma aproximação com a violência e, consequentemente, inserção no mundo do crime. Mas para evitar que isso ocorra e preencher essa lacuna deixada pelo poder público, em Campos a ONG Crianças Semelhantes à Jesus (Criseaje) atua há cerca de dez anos na comunidade Terra Prometida, uma das mais carentes da cidade. E em homenagem ao Dia das Mães, a ONG se antecipou e promoveu um evento para as assistidas pelo projeto.

A assistente social Daniele Costa faz parte do pequeno grupo de dez voluntários que atendem mais de 100 crianças e adolescentes na ONG. No último fim de semana, eles prepararam um dia da beleza. “Tivemos várias pessoas atendidas, principalmente por manicure, designer de sobrancelhas e outros profissionais que doaram algumas horas do dia para fazer esse atendimento para as mães curtirem este dia pra elas”, explicou.

O principal objetivo do trabalho da ONG é a prevenção da entrada das crianças no mundo das drogas e auxílio de demandas básicas das famílias.

“Para as crianças e adolescentes de até 18 anos, oferecemos reforço escolar, xadrez, futebol, jiu-jitsu e frescobol. O intuito é fazer com eles tenham o tempo ocupado sempre com uma atividade pra que a gente consiga o máximo possível afastá-los do tráfico. Além disso, a gente sempre envolve a família. De acordo com as demandas de cada família, a gente encaminha para outros programas oferecidos pelo poder público”, explicou.

Os atendimentos acontecem de domingo a domingo em uma sede própria, que existe no bairro há cinco anos. E segundo a assistente social Daniele, muitas vidas já foram mudadas.

“Um dos casos que mais marcou foi o de uma mulher que era viciada em crack. Ela vendia tudo o que tinha dentro da casa e usava crack quase o dia todo, mas ela foi recuperada e hoje não tem mais vício nenhum. Ela largou totalmente as drogas e atualmente é uma das voluntárias da ONG”, concluiu.

A ONG Criseaje funciona na Rua São Mateus, nº 20, no Terra Prometida. Quem quiser ajudar, pode ir até a ONG para conhecer o projeto ou fazer uma doação.