Campos dos Goytacazes registrou o melhor desempenho em contratações com carteira assinada em relação ao primeiro trimestre dos últimos quatro anos. O resultado positivo foi diagnosticado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado à secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, e vai na contramão em relação ao estado do Rio, que tem a maior taxa de desemprego do país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foram 5.562 contratações com carteira assinada, com saldo positivo de 648 empregos.
Embora, desde o ano de 2015, houvesse mais demissões do que novas contratações no município, a cidade de Campos contrariou as estatísticas e mostrou recuperação nos últimos dois anos. Depois das taxas terem alcançado, em 2018, o melhor resultado do período, agora, o primeiro trimestre de 2019 alcançou o melhor saldo dos últimos cinco anos, tendo mais admissões do que demissões.
“Independente do cenário nacional, que era crítico e hoje apresenta melhorias, a Prefeitura vem realizando medidas de modernização, com incentivo aos diversos setores da economia, incluindo ações para reduzir a burocracia na abertura de novos negócios. Com isso, acreditamos que estamos no caminho certo”, ressalta o superintendente de Trabalho e Renda, Rogério Matoso.
Ajudaram a proporcionar melhores números em 2019 a safra nas usinas — que integram a Indústria da Transformação —, o setor de serviços — clínicas, hospitais, rede hoteleira, varejo e comércio, influenciados pela abertura de dois grandes supermercados na cidade e um shopping em Guarus. A expectativa é que com o bom resultado do primeiro trimestre, o ano seja fechado com saldo positivo, o que não ocorre desde 2014.