×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Opinião: Guarus é o legado de Zezé Barbosa

Aos poucos, a José Carlos Pereira Pinto passou a ser o lugar preferencial para investimentos no subdistrito

Opinião
Por Redação
21 de abril de 2019 - 0h01

(Fotos: Carlos Grevi)

Por ALOYSIO BALBI

A avenida José Carlos Pereira Pinto, sem dúvida é o mais importante corredor comercial e de serviços de Guarus. Quando anunciada pelo então prefeito José Carlos Vieira Barbosa fez muita gente torcer o nariz. Era uma obra cara, complexa e que muitos julgavam desnecessária. Pois bem, passadas quase quatro décadas, ela hoje impulsiona o progresso de Guarus que, em outubro deste ano, vai ganhar o seu primeiro Shopping Center.

Foi uma obra que implicou em aterros, sendo rasgada a toque de máquinas em uma área na época considerada de alto risco social. Logo, os que tinham maior visão enxergaram exatamente o contrário e de cara nasceu no acesso à avenida um condomínio de casas de luxo, o Vila Alice. Foi o primeiro grande cartão de visitas da nova avenida de Guarus, que tiraria boa parte do trânsito da BR-101.

Aos poucos, a José Carlos Pereira Pinto passou a ser o lugar preferencial para investimentos em Guarus. Foi escolhida pelo então prefeito Arnaldo França Vianna para abrigar o Hospital Geral de Guarus (HGG). A reboque vieram farmácias, casas lotéricas e comércio em geral.

Com o Shopping, que é um investimento de vulto, a José Carlos Pereira Pinto está consolidada como artéria viva no organismo do comércio de Guarus. Mas ela sozinha não basta: é preciso que ocorram melhorias como a de transporte público, entre muitas outras, o que já estaria sendo estudado, até porque outros projetos estão sendo planejados para a área.

Bom tratar deste assunto que envolve o saudoso prefeito José Carlos Vieira Barbosa. Foi ele que nos anos 70 decidiu construir a 28 de Março em duas pistas. O movimento do Passeio Municipal (que era o nome da via) ia até o antigo IEPAM. Zezé Barbosa teve visão e a 28 de Março hoje é a maior avenida da cidade em todos os sentidos.

Outro exemplo da visão de Zezé Barbosa foi quando ele deu o primeiro passo para a estrada do Contorno, percebendo que o trânsito da BR-101 não tinha mais condições de passar mais pela Beira-Valão. Hoje alguém imagina Campos sem a estrada do Contorno? Pois na época os comerciantes do centro diziam que o desvio do tráfego iria quebrar a cidade.

Tudo é uma questão de audácia e de visão. Melhorar as condições de infraestrutura da José Carlos Pereira Pinto é necessário para que se tenha um resultado como o da 28 de Março. E por ironia do destino quem pode fazer isso no momento é o neto de Zezé Barbosa, o atual prefeito de Campos, Rafael Diniz.