O primeiro Ecoponto Modelo de Descarte de Resíduos de Campos dos Goytacazes já está funcionando, desde segunda-feira (15), na avenida Dr. Newton Guaraná, no bairro da Penha. O espaço conta com 500 m² e pode comportar materiais irreversíveis como vidros, pneus, eletrônico, entre outros. O município ainda conta com Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve), além do Aterro de Inertes Controlado, na Codin.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, o Ecoponto é mais uma forma de controlar o descarte irregular de resíduos, prática rotineira no município. “Já contávamos com as Peves, para o descarte de materiais oriundos de construção civil e vegetais, e agora temos o Ecoponto, que serve como mais uma forma de conscientizar a população a fazer o descarte correto de outros tipos de materiais. No Ecoponto ou nas Peves, a população pode descartar corretamente, já as grandes empresas devem fazer o descarte na Codin”, frisou o secretário.
Por meio de educação ambiental, além da construção de novos pontos de recolhimento, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental busca conscientizar a população e esclarecer que o descarte ilegal de resíduos é considerado crime ambiental.
O Ecoponto funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, e pode receber materiais recicláveis (papel, papelão, plástico, sacolas e embalagens, latinhas de alumínio e metais), óleo vegetal, volumosos inservíveis (eletrodomésticos, móveis, cama, colchão, armários e madeiras), eletrônicos (celulares, impressoras, televisores, computadores, câmeras e baterias), vidro inteiro ou quebrados (garrafas, potes e vidros em geral), pneus usados, entulhos de obras (tijolos, concreto, argamassa, pedregulho, areia, etc) e podas de vegetação (troncos, árvores cortadas, madeiras, grama, galhos e folhas).
Um novo Ecoponto está em construção no bairro do Alphaville. Os Peves em funcionamento estão localizados no Caju, Zuza Mota, Rui Barbosa, São Caetano, Julião Nogueira e Flamboyant.