×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Candidatos da planície à Câmara dos Deputados

Eles disputam uma das cadeiras da Câmara dos Deputados em Brasília e prometem fazer uma nova política

Política
Por Redação
16 de setembro de 2018 - 0h35

Dando continuidade à série de matérias às eleições gerais de outubro, O Jornal Terceira Via lista, neste domingo (16), alguns dos principais candidatos campistas à Câmara dos Deputados. Entre políticos de carreira e quem se põe à disposição da população pela primeira vez, a presença de Caio Vianna e Wladimir Garotinho promete reeditar a rivalidade de seus pais, respectivamente o ex-prefeito Arnaldo Vianna e o ex-governador Anthony Garotinho.

CAIO VIANNA (PDT)
Filho do ex-prefeito de Campos Arnaldo Vianna e da ex-vereadora Ilsan Vianna, Caio Vianna é empresário, tem 29 anos e nasceu no município. Ele foi o terceiro colocado nas últimas eleições para prefeito, em outubro de 2016, quando obteve mais de 31 mil votos. Em 2017, foi escolhido como vice-presidente da executiva regional do PDT. Em sua segunda incursão na política, mira à Câmara dos Deputados, em Brasília.

CLARISSA GAROTINHO (PROS)
Outra herdeira de um clã político local, Clarissa é filha dos ex-governadores do Estado Anthony e Rosinha Garotinho. Natural de Campos, tem 36 anos e ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados desde 2011. Ela
foi vereadora no município do Rio de Janeiro entre 2009 e 2011 e secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação de Marcelo Crivella entre 2017 e 2018. Tenta seu terceiro mandato como deputada federal.

ENOCK AMARAL (PHS)
Contador, Enock Amaral nasceu no Rio de Janeiro, tem 43 anos e cumpre seu primeiro mandato político como vereador no município de Campos. Ele recebeu 3.475 em outubro de 2016, terminando a eleição em sétimo lugar, após uma tentativa mal sucedida no pleito anterior, em 2012. Preside, na Câmara, a comissão de Defesa do Meio Ambiente e já declarou a Saúde como bandeira mais importante de sua atuação pública.

FABRÍCIO LIRIO (REDE)
Fabrício Lírio é jornalista, nascido em Campos, em 1972. Já presidiu o diretório regional do PRP, partido pelo qual se lançou candidato a vereador, em 2012, quando terminou como suplente da sigla, e a deputado federal, em 2014, sem sucesso. No ano seguinte, deixou a legenda e migrou para a Rede Sustentabilidade, da presidenciável Marina Silva.
Agora, tenta, pela segunda vez, um assento na Câmara dos Deputados.

GERALDO PUDIM (MDB)
Natural de Campos, Geraldo Pudim tem 58 anos e já foi vereador titular e suplente, vice-prefeito, duas vezes candidato a prefeito, secretário municipal de Serviços Públicos, de Defesa do Consumidor e de Governo, além
de deputado federal. Atualmente, é deputado estadual e ocupa a 1ª secretaria na mesa diretora da Alerj. Tem passagens pelo PDT e pelo PR e, agora, pelo MDB, partido pelo qual tenta retornar a Brasília.

JOSÉ MARIA RANGEL (PT)
Com 56 anos, José Maria Rangel nasceu em Campos, é funcionário público federal na Petrobras e coordenador geral licenciado da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nos últimos anos, integrou e liderou campanhas salariais da categoria e contra a privatização da estatal. Migrando da política sindical para a partidária, filiou-se ao PT e se lança candidato pela primeira vez.

MARCÃO GOMES (PR)
Atual presidente da Câmara de Vereadores de Campos, município onde nasceu, Marcão Gomes tem 44 anos e está em seu segundo mandato como vereador. Campista e servidor público, foi eleito pela primeira vez em 2012, pelo PT. Em 2016, migrou para a Rede Sustentabilidade, sigla pela qual se reelegeu naquele mesmo ano. Em abril, voltou a mudar de partido. Agora no PR, quer trocar a Casa de Leis do município pela federal.

MARCELO MÉRIDA (PSD)
Natural de Campos dos Goytacazes, Marcelo Mérida tem 47 anos, é empresário, presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos e cumpre seu segundo mandato como presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes
Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ). É vice-presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e migra do movimento cedelista para a política partidária com sua primeira candidatura.

PAPINHA (PSL)
Vereador pelo PP entre 2009 e 2012, Papinha, de 46 anos, é comerciante e nasceu em Campos. Candidato derrotado à reeleição em 2012, se lançou, dois anos depois, à Alerj. Em 2015, assumiu como suplente do deputado estadual Marcelo Queiroz, mas perdeu a cadeira em 2016. Neste mesmo ano, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Nildo
Cardoso, novamente sem sucesso. Agora, faz campanha para deputado federal pelo PSL.

WLADIMIR GAROTINHO (PRP)
Segundo filho do casal Anthony e Rosinha Garotinho a participar da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, Wladimir Garotinho é campista e tem 33 anos. Ingressou no PR em 2008 e presidiu o diretório municipal da legenda até 2014. Chefiou o gabinete de Bruno Dauaire, que ajudou a eleger deputado estadual,
na Alerj. Com a saída de Garotinho do PR, mudou-se com pai para o PRP e agora se candidata a um cargo eletivo pela primeira vez.