Um grupo de ciclistas de Campos costuma se reunir para percorrer as estradas do município em ritmo de aventura e contemplação das paisagens locais. Regiões como Morro do Itaoca, Lagoa de Cima e Baixada Campista são frequentadas pelos integrantes do “Pedal Solidário”. O movimento incentiva a prática do ciclismo e também promove ações sociais beneficentes, como arrecadar alimentos e donativos para pessoas e instituições necessitadas. No dia 19 de junho tem passeio previsto e campanha para ajudar os asilos Monsenhor Severino e do Carmo.
De acordo com os organizadores do “Pedal Solidário”, agasalhos e casacos serão arrecadados para serem doados. “Quem tem casaco em casa sobrando pode doar para aqueles que não têm. É preciso fazer a diferença e doar para quem necessita, especialmente idosos”, destacam os integrantes do movimento na campanha que circula em redes sociais. O objetivo é destinar o que for arrecadado para o Asilo do Carmo e o Monsenhor Severino. O trajeto previsto para pedalar em grupo no dia 19 é Lagoa de Cima até a Toca do Tatu. O ponto de encontro para os ciclistas interessados em participar é na entrada da cidade, próximo ao Shopping Estrada.
Para o diretor do Asilo do Carmo, André Araújo, todo tipo de ajuda é bem-vinda. Geralmente, os produtos mais necessitados pela instituição são fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal e material de limpeza. “As pessoas podem nos visitar todos os dias em horário comercial, 8h às 17h. É bom que conheçam a instituição e interajam com os idosos”, sugere.
Atualmente, o Grupo Pedal Entre Tapas e Beijos reúne cerca de 400 participantes que pedalam pela cidade. A pagina do grupo no Facebook é bastante acessada, segundo uma das organizadoras Lauriane Lemos. “Já temos 60 pessoas inscritas para o evento solidário no dia 19. Quem quiser participar das pedaladas, às terças e quintas-feiras nos encontramos à noite; aos sábados à tarde, e aos domingos pela manhã. É muito bom praticarmos o ciclismo e conviver entre amigos”, conclui.