Localizado na Rua Visconde de Itaboraí (Rua do Leão), no Parque João Seixas, o Bosque Manoel Cartucho pertence à Santa Casa de Misericórdia e estava abandonado. Desde que uma junta interventora assumiu a administração do hospital, há dois anos, o bosque – que nunca tinha sido aberto ao público – foi reestruturado e começou a funcionar como espaço de lazer.
As árvores foram podadas e novos brinquedos e um novo gramado foram instalados, além de banheiros com acessibilidade. O lindo lago que encanta a criançada agora tem peixes. Quem frequentar o espaço também encontra uma cantina vendendo delícias. Tudo que é arrecadado ajuda na manutenção do bosque e do Hospital de Apoio Manoel Cartucho de Castro, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Campos.
A instituição vem enfrentando dificuldades para manter o atendimento aos seus pacientes, todos com doenças crônicas degenerativas. “É uma oferta para o povo e algum recurso que entra para a manutenção do próprio bosque”, afirma um dos interventores da Santa Casa, o médico João Carlos Borromeu. Algumas atrações estão previstas ainda neste semestre para o bosque. Uma delas é a apresentação dos músicos da ONG Orquestrando a Vida. Segundo Rui Grain, que compõe a junta interventora da Santa Casa, a ideia é atrair atividades durante todo o ano para o espaço. “Em breve, vamos ter recreação e animação para o público infantil, além de muitas atividades voltadas para as crianças,” informa Borromeu.
O Bosque Manoel Cartucho é um dos três de Campos. Dos outros dois, apenas o Horto Municipal, na Avenida Alberto Lamego, está aberto à visitação. O terceiro, que está nas instalações da antiga Usina do Queimado, na Avenida Nilo Peçanha, está fechado.
buy lioresal Lasix without prescription Antabuse reviews
O espaço também vem sendo utilizado como uma opção para a realização de festas, principalmente as infantis. Com um custo bem menor do que os salões da cidade, e com uma proposta completamente diferente, quem escolhe comemorar no bosque divide com a natureza e leva todos os convidados para embarcar numa temática muito interessante. A dentista Isis Marcelli escolheu o bosque para comemorar os dois anos do filho Heitor, justamente para que ele pudesse ter o contato com a natureza, que ela julga tão importante. “Eu queria fazer uma festa ao ar livre para que, de forma lúdica, meu filho aproveitasse o verde e todos os meus convidados pudessem contemplar o belo do local. Todos adoraram! Achei que o bosque foi o melhor local na cidade que encontrei, e indico para quem deseja a mesma proposta!” A entrada do Bosque é pela Rua Visconde do Itaboraí (Rua do Leão), e a entrada custa R$ 5,00 para adultos. Crianças não pagam. O horário de funcionamento é de 8h às 16h, de sexta a domingo e também nos feriados. A entrada de animais é proibida. Qualquer informação sobre aluguel do espaço pode ser obtida através do número: 2726-6550.