×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Emater-Rio orienta técnicos para Projeto Rebanho do Futuro

Iniciativa vai colocar à venda, a preço de custo, tourinhos produzidos através de biotecnologia de reprodução

Economia
Por ASCOM
12 de fevereiro de 2017 - 2h00
Projeto Rebanho do Futuro é uma parceria com a Embrapa Gado de Leite. (Foto: Divulgação)

Projeto Rebanho do Futuro é uma parceria com a Embrapa Gado de Leite. (Foto: Divulgação)

 

A Emater-Rio se prepara para iniciar as ações do projeto Rebanho do Futuro, uma parceria com a Embrapa Gado de Leite para a disponibilização de tourinhos de alta qualidade genética para comercialização aos produtores rurais fluminenses. A iniciativa vai colocar à venda, a preço de custo, tourinhos das raças Gir, Holandês e Girolando, produzidos através de biotecnologia de reprodução nos laboratórios da Fazenda da Embrapa em Coronel Pacheco (MG).

De acordo com orientações da Coordenadoria de Operações da Emater-Rio, técnicos dos escritórios locais deverão ficar atentos quanto às regras para a participação no projeto. Somente poderão ser enquadrados como candidatos os produtores assistidos regularmente pelas unidades locais da Emater-Rio, que aceitem inovações tecnológicas e que tenham condições de arcar com custos de melhorias na alimentação, no manejo sanitário e no sistema de reprodução do rebanho.

Para o produtor se habilitar ao projeto é necessário, também, que procure, previamente, o Núcleo de Defesa Sanitária Animal de seu município e solicite ficha sanitária simplificada de sua propriedade. Esta ficha será solicitada, pela Embrapa, para a emissão da nota fiscal e, pelo Instituto Mineiro Animal (IMA), para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) dos animais adquiridos. Somente produtores que não possuam dívidas junto ao Núcleo de Defesa Animal poderão participar do projeto Rebanho do Futuro.

De posse de todos os documentos, a Coordenadoria de Operações vai encaminhar para a Embrapa uma carta de apresentação do produtor, com cópia para o escritório local correspondente. O técnico local deverá orientar o produtor para que se dirija à Embrapa Gado de Leite, munido de cópia do formulário de enquadramento, ficha sanitária emitida pela Defesa Sanitária Animal e de documentos pessoais. O pagamento dos animais será feito diretamente na Embrapa por meio de Guias de Recolhimento da União (GRU).

Os produtores que adquirirem animais deverão entregar aos escritórios locais a GRU com comprovante de pagamento, registro genealógico dos animais adquiridos, contrato de compra e venda formalizado com a Embrapa, nota fiscal e o GTA. Essas propriedades serão supervisionadas a cada três meses pelos técnicos locais da Emater-Rio.

Fonte: Imprensa Rj