Moradores de Grussaí, no litoral de São João da Barra, convivem há pelo menos quatro anos com um problema. A fossa de um dos estabelecimentos do Polo Gastronômico estaria transbordando, levando o líquido, uma mistura de água usada para banho pelos veranistas e gordura de cozinha, a empoçar em frente a residências situadas na esquina das ruas Humberlina Manhães Siqueira e Valentim Peres e Peres.
Segundo a moradora Luciana Soares Marques, o líquido que escorre da fossa causa mau cheiro no local, especialmente nos finais de semana, dias de maior movimento no Polo Gastronômico e quando o chuveiro é mais usado. “Essa água se junta com a água da caixa de gordura e escorre para a entrada da garagem da minha residência”, explica, questionando “Alguém gostaria de ter uma fossa de detritos de peixe escoando para o portão da própria casa?”.
De acordo com Luciana, as reclamações sobre o fato começaram logo no início do problema, mas, até agora, nada foi feito. “Há quatro verões consecutivos faço essa reclamação e também denuncio na secretaria municipal de Meio Ambiente. Veranistas e nós, moradores, merecemos respeito”.
A equipe de reportagem do Jornal Online Terceira Via entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São João da Barra e aguarda uma resposta sobre o problema.