×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Terminal do Porto do AA�u movimenta 1 milhA?o de toneladas desde inA�cio de operaA�A?o

T-MULT movimenta coque, bauxita, carvA?o siderA?rgico e carga geral

Região
Por ASCOM
3 de maio de 2018 - 12h21

Marco foi atingido durante a operaA�A?o do 71A? navio recebido pelo terminal (Foto: DivulgaA�A?o)

Em operaA�A?o desde o segundo semestre de 2016, o Terminal Multicargas do Porto do AA�u (T-MULT), em SA?o JoA?o da Barra, alcanA�ou o nA?mero de 1 milhA?o de toneladas movimentadas. O registro foi realizado durante a operaA�A?o do navio MV Bulk Atacama, o 71A? a atracar no T-MULT atA� esta terA�a-feira (3), descarregando 55 mil toneladas de carvA?o.

Para o gerente de OperaA�A�es da Porto do AA�u, Marcelo PatrA�cio, a conquista deve ser comemorada: a�?O marco alcanA�ado pelo T-MULT A� emblemA?tico e consolida o empreendimento como uma plataforma de desenvolvimento de soluA�A�es A?timas de infraestrutura portuA?ria e logA�stica. O nA?mero movimentado atA� hoje A� resultado do esforA�o da nossa A?rea comercial e do investimento em melhoria contA�nua de nossos processos e treinamentos de nossas equipes. Estamos muito satisfeitos com o resultado obtidoa�?, ressaltou.

Ainda segundo PatrA�cio, alA�m da contribuiA�A?o de toda infraestrutura do terminal, o marco de 1 milhA?o de toneladas movimentadas sA? pA?de ser alcanA�ado devido ao trabalho de toda equipe de operadores de serviA�os portuA?rios do T-MULT, que A� 100% de mA?o de obra de SA?o JoA?o da Barra. Um destes sanjoanenses A� Raphael de AraA?jo, que tambA�m exaltou o nA?mero atingido: a�?Fico muito feliz por integrar este time que permite que o Porto do AA�u chegue a marcos como o de hoje. A� enorme a satisfaA�A?o de fazer parte da histA?ria do Terminal Multicargas. Tenho certeza do orgulho de todos que vestem a camisa da Porto do AA�u, mas posso dizer que para nA?s, que estamos na linha de frente, o sentimento A� especiala�?, afirmou.

(Foto: DivulgaA�A?o)

Terminal Multicargas

O T-MULT movimenta coque, bauxita, carvA?o siderA?rgico, carga de projetos e carga geral. AlA�m disso, tem autorizaA�A?o para operar qualquer tipo de granA�is sA?lidos e potencial para movimentar contA?ineres e veA�culos. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT conta com 160 mil mA? de A?rea alfandegada.

Com 14,5 metros de profundidade, o terminal atualmente estA? homologado para receber embarcaA�A�es com calado de atA� 13,1 metros. Conta tambA�m com 500 metros de cais, sendo 340 metros operacionais, e capacidade anual de movimentaA�A?o de granA�is sA?lidos e carga geral de aproximadamente 4 milhA�es de toneladas. Somando os embarques de coque, carvA?o e bauxita, em 2017 o Terminal Multicargas movimentou dez vezes mais do que em 2016.

No A?ltimo ano, o T-MULT passou a oferecer SoluA�A�es de LogA�stica Integradas para granA�is sA?lidos (Porto/Armazenagem/Transporte). Este tipo de operaA�A?o movimentou, em seu primeiro ano, mais de 300 mil toneladas. AlA�m das soluA�A�es door-to-door para importaA�A?o e exportaA�A?o, o terminal tambA�m realiza operaA�A�es multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do Porto.

Com acesso A�s principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviA?rio de graneis sA?lidos, atualmente o T-MULT realiza operaA�A�es integradas de importaA�A?o e exportaA�A?o nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, GoiA?s e Mato Grosso do Sul.

Outro diferencial do Complexo PortuA?rio do AA�u A� o desenvolvimento de uma Zona de Processamento de ExportaA�A?o (ZPE), uma A?rea de livre comA�rcio, criada no final de 2017 e destinada A� instalaA�A?o de empresas com 80% de sua receita voltada para a exportaA�A?o. Instalada na retroA?rea do porto, entre as indA?strias que podem ser beneficiadas com a instalaA�A?o da ZPE, estA?o a de beneficiamento de rochas ornamentais e de cafA�.