No último fim de semana, um grupo de mulheres se juntou para varrer a Praça de Santo Amaro, distrito da Baixada Campista. Elas batizaram a ação como projeto Praça Nota 10. Um dos objetivos é a revitalização do local para voltar a ser um ponto de encontro das famílias. O mutirão contou com limpeza e poda das árvores, além de colocação de lixeiras. Elas pretendem adotar a praça com a colocação de novos bancos e da organização do paisagismo, futuramente.
A moradora do distrito, Thais Ribeiro da Costa, destacou a importância dos moradores adotarem a praça. “Estamos aqui para o bem comum da comunidade e das nossas crianças que gostam de brincar no jardim. Cresci vendo essa praça linda e impecável, desde a limpeza às podas das árvores. Mas, de um tempo para cá, tem ficado muita suja e as árvores horríveis”, queixou-se.
O projeto foi uma iniciativa dos moradores de Santo Amaro. Eles estão preocupados também com a falta de segurança na região. Há registros de assaltos e violência nos últimos anos. De acordo com uma moradora, a praça estava sendo invadida por motoqueiros suspeitos de intimidar a população que procurou evitar o local à noite.
A praça é uma das três áreas de lazer e recreação da localidade de Santo Amaro que conta com quadra esportiva e campo de futebol. Para o morador Vander Rangel, é preciso fazer da praça uma área de convívio saudável. “A praça é aconchego para muitas famílias da Baixada Campista se reunirem. O ambiente tem que ser agradável, limpo e seguro”, disse. O grupo pretende conscientizar moradores e visitantes a preservarem o local.
De acordo com nota emitida pela superintendência de Limpeza Pública da Prefeitura de Campos, há um cronograma de atendimento pré-estipulado para realização de serviços de limpeza. A coleta de lixo domiciliar acontece em Santo Amaro às segundas, quartas e sextas-feiras. Quem for flagrado descartando irregularmente lixo e entulho nas ruas, fica sujeito à penalidades previstas na legislação municipal. O órgão orienta a população para a destinação adequada de entulhos gerados, através dos Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve). Em casos de flagrante de descarte irregular, denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 98175-1882. Quem quiser solicitar poda de árvores, deve usar o número (22) 98168-9588.