A Academia Campista de Letras faz festa hoje para dar posse ao seu novo presidente, o jornalista e escritor Herbson da Rocha Freitas. Ele substitui o professor e poeta Hélio Coelho que esteve à frente da ACL nos últimos cinco anos. A cerimônia está marcada para às 19 horas desta segunda-feira(26). Herbson Freitas assume a presidência da instituição pela terceira vez. “Trabalhamos para promover a cultura”, destacou. Em junho, a ACL completará 79 anos. Diversas atividades estão previstas para acontecer até dezembro.
Herbson Freitas nasceu em Campos. É funcionário público municipal aposentado, jornalista profissional, foi diretor das revistas “Almanaque de Campos”, “Carnaval & Verão”, “Exposição Agropecuária” e “Revista de Campos”. Presidiu a Associação de Imprensa Campista (AIC), por sete mandatos, como também foi seu vice-presidente, assessor de turismo da Prefeitura Municipal de Campos, em três administrações.
O novo presidente da Academia Campista de Letras é autor de três peças teatrais: “Perigo de vida”, “Frederico, o revoltado” e “Sede de amar”. Herbson Freitas escreveu vários livros como “Flagrantes de Campo” (1973), “Saldanha da Gama” (1975), “Farol” (1975), “Patrocínio, o jornalista”(2003), a série “Campos, pequenas histórias verídicas de Campos dos Goytacazes” (2008-2015). A Academia Campista de Letras está localizada dentro do Jardim São Benedito, área central da cidade. A solenidade de posse da nova diretoria da ACL e todos os eventos literários são abertos ao público.