A Associação de pais e amigos dos autistas de Campos (AMA – Campos) organizou uma programação especial para comemorar o mês da conscientização do autismo. Durante o fim de março e todo o mês de abril serão realizadas palestras, mesas redondas, sessão de cinema, confraternização com familiares, amigos e ações em entidades que oferecem atendimento às crianças com autismo.
No próximo dia 24, a partir das 09h, acontece o “Papo de Mãe”, um momento onde as mães de autistas terão a oportunidade de participar de uma sessão de terapia comunitária e receber orientação psicológica das profissionais Elaine Vasconcelos e Gianne Siqueira. O encontro acontece na Rua 1° de Maio, no Edifício São Januário, na Pelinca.
No dia 02 de abril, quando é comemorado o dia mundial de conscientização ao autismo, acontece um ciclo de palestras com especialistas no tratamento de TEA, na Câmara Municipal de Campos, a partir das 18h. O encontro vai contar com a presença da fisioterapeuta Érica Freitas, da terapeuta ocupacional Bianca Ferreira, do educador físico Daniel do Carmo e da psicopedagoga Angéli Silva. A entrada é franca e os participantes receberão certificado. Mais de 250 participantes já se cadastraram e as inscrições foram encerradas.
Já no dia 03 de abril, acontece uma mesa redonda com pais de autistas, na Escola João e Maria, a partir das 18h. O link das inscrições será disponibilizado na página da AMA Campos, no Facebook, a partir do dia 26 de março.
No sábado, dia 07 de abril, será a vez da sessão azul, no Kinoplex Avenida 28, a partir das 11h. A sessão azul é adaptada para crianças com distúrbios sensoriais e seus familiares, onde as luzes da sala de cinema ficam acesas e os sons são mais baixos. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do cinema, no valor de meia entrada.
No domingo, 08 de abril, os autistas junto com seus familiares e amigos vão participar de um momento de confraternização, na Cidade da Criança, das 09 às 12 horas. A programação vai contar com oficinas de pintura, apresentação de grupo de dança do Paraesporte, esquete e muita brincadeira. A entrada é franca.
Durante todo o mês acontece também a ação “Dentinho saudável”, que será destinada para os atendidos pela APOE, APAPE e APAE. Encerrando a programação, no dia 28 de abril, acontece a palestra “Papai e mamãe que brincam”, organizada pela psicóloga Bruna Poley. Os detalhes do encontro serão divulgados na página da AMA, no Facebook.
A AMA Campos foi fundada em 2015, com a iniciativa de um grupo de pais que se uniu para trocar ideias, experiências e informações após o diagnóstico de autismo. A instituição é beneficente e sem fins lucrativos e luta para conseguir uma sede própria. As informações sobre a AMA podem ser obtidas na página do Facebook da instituição.