×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hemocentro de Campos alerta para baixo estoque de doações no Carnaval

O Ideal é que tenha 70 doações diárias, mas este número não chega nem na metade

Campos
Por ASCOM
30 de janeiro de 2018 - 14h21
Hemocentro de Campos no HFM (Foto: Ascom)

Hemocentro de Campos no HFM (Foto: Ascom)

O baixo estoque de sangue no Hemocentro Regional de Campos preocupa e, por isso, a unidade tem intensificado a convocação das pessoas para que possam praticar o ato de solidariedade e amor, que é a doação. Com a proximidade do período de Carnaval, o alerta é ainda maior. O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju.

No último final de semana, apenas 45 pessoas compareceram no Hemocentro, sendo 24 no sábado e 21 no domingo, quando o ideal seria 70 doações por dia. Atualmente, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos para atender a demanda, principalmente os de fator Rh negativo. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemocentro reforça campanha para que o ato de solidariedade seja praticado antes de os doadores tomarem a vacina contra a febre amarela. O imunizado não pode doar sangue nas quatro semanas seguintes à imunização.