“Campos possui duas estradas federais (BR-101 e BR-356) e nesse período o movimento de veículos aumenta muito. Com isso, em caso de acidentes graves, os hospitais precisam do estoque de sangue. Por esse motivo, pedidos que as pessoas façam a doação de sangue antes de viajar, de curtir o feriado”, disse a assistente social Rosângela Soares.
Atualmente, o Hemocentro Regional de Campos necessita da doação de todos os tipos sanguíneos. Podem doar as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que tenham mais de 50kg. Os doadores não precisam estar em jejum, mas também não podem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e não devem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Para doar, é necessária a apresentação de documento original com foto. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
“Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que prestaram esse gesto de solidariedade em 2017. Só assim conseguimos manter o estoque para toda a região. Esperamos que em 2018 o número de doações cresça”, conta Rosângela Soares.