A instituição, que atende 67 idosos (convidados especiais do evento), completou 112 anos de fundação e serviços prestados à sociedade campista. A intenção do desfile é atrair mais olhares para seu cotidiano, como acontece com as atividades realizadas anualmente pelo asilo, como o já tradicional Arraial, o Churrascão e a Feijoada.
De acordo com André Araújo, presidente da Associação Mantenedora da Instituição, que funciona no Solar de Santo Antônio, tombado pelo Iphan em 1946 e construído no início do século XIX, a principal fonte de renda do Asilo foi, durante anos, o aluguel de suas instalações. Os suntuosos salões do andar superior serviram de palco para inúmeras recepções, festas de casamento, aniversário e batizados. No andar de baixo viviam os idosos, mantidos no local quase integralmente graças à renda proveniente desse aluguel.
Mas, em 1993, Campos perdeu um de seus melhores locais para festas e os idosos perderam sua moradia quando, devido a problemas com a estrutura do prédio, o Solar foi interditado pelo Iphan e pela Defesa Civil. Sem lugar para onde transferir o idosos, os administradores do Asilo se viram obrigados a levantar ao lado do Casarão uma construção que deveria servir como abrigo temporário até que a reforma terminasse.
Como a sonhada reforma nunca começou, desde então, o prédio histórico segue se deteriorando, tomado pela umidade e uma infestação de cupins que ameaça as vigas da estrutura de madeira. Os mesmos problemas também afetam o prédio anexo onde os vivem os idosos. Com a perda de sua principal fonte de renda – o aluguel dos salões – a Associação Mantenedora não tem condições financeiras para arcar com a reforma.
Foi sensibilizado com a situação dos idosos que Victor teve a ideia do desfile. “Há mais de um ano, durante uma visita para fazer uma doação, falei que trabalhava com eventos, desfiles, e não sei por que, algo maior me direcionou a falar: – Quero e vou fazer um desfile aqui!”, comenta o promotor, que entendeu a oportunidade como um chamado. “Saí de lá com a sensação de ter entendido que isso pra mim foi um chamado, eu não estava lá à toa, tinha uma força maior por trás disso e, de fato, pude ver como a instituição estava abandonada pelo poder público, pela população…”, observa.
Para que o evento fosse concretizado, Victor foi em busca de parceiros: “Em conversa com amigos que trabalham na área de Marketing, Fashion e Entretenimento, em especial o Aluizio Nogueira Jr., que abraçou a causa com unhas e dentes, fomos lá no Asilo, entramos em contato com o André Araujo, atual gestor, e levamos novamente a ideia do desfile. Ele a recebeu de braços abertos. Desde já quero pedir o apoio de toda a população campista para este que, de um ‘desfilezinho’ se tornou um projeto de ação social com tamanha responsabilidade, e que se Deus quiser, futuramente faremos em outras instituições”, convoca.
O Asilo Nossa Senhora do Carmo fica na Avenida 28 de março, no Parque Tarcísio Miranda. O telefone de contato é (22) 2731-0779. A instituição oferecerá espaço para estacionamento, com entrada pela Avenida Dr. Artur Bernardes, ao valor de R$ 5,00 (cinco) por veículo. Mais informações: http://www.facebook.com/campossolidaria.
https://www.youtube.com/watch?v=e7z8yunXsYc