

O presidente Luís Inácio Lula da Silva escolheu Wellington César Lima e Silva para ser o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O novo ministro era advogado-geral da Petrobras desde julho do ano passado. Ele chega para substituir Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na semana passada.
Wellington César já foi, por um breve período, ministro da Justiça de Dilma Rousseff e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Ele foi indicado procurador-geral da Justiça na Bahia pelo ex-governador Jaques Wagner, quando teve forte atuação no combate ao crime organizado.
Em meio ao avanço de organizações criminosas e a episódios de violência associados a disputas entre facções, chegou a ser muito especulado nos últimos dias a divisão da pasta, com a possível recriação do Ministério da Segurança Pública. Em ano de eleição e ainda sem a PEC da Segurança Pública aprovada, o Governo Federal decidiu manter a estrutura atual. Em entrevista ao J3News para a reportagem especial da semana, a socióloga Luciane Silva avaliou como positiva a ideia de separação do ministério:
“É um debate importante. Porque a gente está falando do sequestro de territórios pelo crime organizado. Participei em dezembro de uma discussão sobre o tema e acho que ela deve ir à diante. Afinal, grande parte da criminalidade que hoje movimenta as manchetes e o trabalho policial está conectada ao crime organizado. E o Estado brasileiro é ineficaz há décadas na tentativa de combate às facções”, opinou.