

O Flamengo foi derrotado nos pênaltis pelo Paris Saint-Germain na decisão da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira (17). A decisão teve um herói improvável: Safonov. Goleiro russo, pouco conhecido no mundo do futebol até esta tarde. Ele defendeu quatro dos cinco pênaltis cobrados pelo Rubro-Negro. Depois de Nico De La Cruz marcar para o Fla, todos os cobradores seguintes pararam na muralha russa. Foram eles: Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo.
O PSG ainda desperdiçou duas penalidades, com os atacantes Dembélé (atual melhor do mundo) e Barcola. Mas, o goleiro Safonov tomou conta da disputa e garantiu o título ao time francês. Até chegar ao embate contra o Flamengo, ele tinha defendido seis pênaltis na cerreira. Só nesta decisão, pegou quatro. O jogador de 26 chegou à final desacreditado, após assumir a vaga Chevalier, contratado por R$ 253 milhões. Agora, sai de campo como herói.
O jogo
O PSG chegou a abrir o placar logo nos primeiros minutos, mas o gol foi anulado. Em uma bola mal recuada por Arrascaeta, Rossi chutou para a entrada da área e Fabián Ruiz mandou para o fundo das redes. Mas, a bola tinha saído no recuo de Arrasca e o lance acabou sendo convertido em escanteio. Os franceses abriram o placar ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, com Kvaratskhelia, aproveitando falha de Rossi após cruzamento na área.
O Rubro-Negro conseguiu empatar na segunda etapa, após pênalti cometido pelo zagueiro brasileiro Marquinhos em Arrascaeta. Jorginho cobrou e garantiu o empate. O Fla lutou bravamente até o finak so tempo normal e na prorrogação, mas acabou esfarelando nos pênaltis, parando no herói russo Safonov.