×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Escritor transforma fake news em matéria poética

"Poesia Simulada", novo livro de Ronaldo Júnior, presidente da ACL, será lançado nesta terça

Campos
Por Leonardo Pedrosa
10 de novembro de 2025 - 0h03
Leitura|Lirismo e humor ácido compõem obra de Ronaldo Jr.

O escritor, professor e presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Ronaldo Júnior, lança nesta terça-feira (11), às 18h, em um restaurante da Pelinca, seu sexto livro: “Poesia Simulada – blefes, ironias e fake news”. A nova obra, publicada pela editora Toma Aí Um Poema (TAUP), propõe uma mistura entre o real e o inventado, transformando a linguagem das fake news em matéria poética e a manipulação da palavra em crítica social.

A proposta é transformar manchetes, discursos e postagens em versos que revelam a margem entre o que é fato e o que é ficção. Com lirismo e humor ácido, Ronaldo faz da ironia uma lente para enxergar o comportamento dos dias atuais e o modo como a sociedade lida com a “verdade” em tempos digitais.

“Essa obra é diferente das outras que publiquei, pois tem a ironia e a sátira como pilares, justamente por manipular a linguagem jornalística e brincar com o que é fato e com o que é absurdo. É uma obra que trata da realidade e do caos cotidiano com o viés do questionamento e do sarcasmo, elementos comuns ao humor. Com isso, questiono o que pode ser ‘verdade’ em tempos tão fluidos, o que entendo como matéria de arte e, portanto, de poesia”, explica o autor.

Ronaldo Júnior é presidente da ACL

Diálogo direto com Manoel de Barros
O livro dialoga com a ideia de Manoel de Barros (1916-1914) de que “tudo que não invento é falso”, assumindo a invenção como instrumento de verdade. A formação de Ronaldo em Letras e Direito permite diferentes olhares. “Parto de um olhar humanista para questionar como os fatos são entendidos. Essa inquietação me faz olhar para determinados acontecimentos com inconformismo e com um viés de absurdo, do que parte também a minha criatividade literária. Poesia simulada, portanto, é uma obra que foge da seriedade com que compus meus trabalhos anteriores”, afirmou.

O autor também destaca a participação integral na concepção da obra, desde o conteúdo até o design gráfico. “O livro tem um formato agradável à leitura, de 13 por 21, e quem for ao evento de lançamento vai receber uma sobrecapa com textos extras e um marcador magnético personalizado, produzidos por mim e por minha esposa, Ana Paula Lopes”, revela o presidente da ACL.

Ano de movimento na ACL
À frente da Academia Campista de Letras, Ronaldo destaca 2025 como um ano de intensa atividade cultural. “Os principais destaques da ACL neste ano são a participação na Bienal do Livro de Campos, em parceria com a Associação de Imprensa Campista; a mobilização para a ocorrência 6º Festival Doces Palavras, do qual somos entidade fundadora e curadora do festival. Então, desde março, a ACL vem fazendo um movimento social de mobilizar as pessoas para a ocorrência do festival; e a entrada de dois novos acadêmicos, fortalecendo ainda mais o quadro da instituição”, conta.

Ronaldo Júnior é poeta, pesquisador e professor. Entre suas obras anteriores estão O verso sou eu (2016), Entremeios (2020), Muros impalpáveis (2021), Ideário poético da Independência (2022) e Prosas descolonizadas (2022).