O Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos dos Goytacazes, comemora nesta quinta-feira (23) os 20 anos de seu curso de pós-graduação lato sensu em “Literatura, Memória Cultural e Sociedade”, o mais antigo da instituição. Para marcar a data, o Auditório Miguel Ramalho recebe uma programação intensa durante todo o dia, reunindo especialistas, docentes e alunos para refletir sobre literatura, memória e identidade cultural.
A abertura oficial está prevista para as 13h30, seguida da conferência “A memória e a cultura na construção das identidades em sociedades contemporâneas”, com Júlio Menezes, do Ipeafro-RJ, e Natalino da Silva de Oliveira, do IF Sudeste Mineiro (Muriaé), mediada por Raquel Fernandes (IFF).
Às 15h, acontece uma sessão de autógrafos com autores convidados, antes do intervalo das 16h. A partir das 16h30, será realizada a mesa “Vale quanto pesa: nossas memórias”, com participação de Helvia Pereira Pinto Bastos, Renata Ribeiro Gomes de Queiroz Soares, Vânia Cristina Alexandrino Bernardo e Sílvia Lúcia dos Santos Barreto, sob mediação de Analice de Oliveira Martins (IFF).
Após novo intervalo, às 19h, Leonardo de Vasconcellos Silva ministra a palestra “A análise da imagem fotográfica como construção da memória”. A programação cultural se encerra às 20h com a apresentação artística “Fernandos em busca de Pessoa”, e a celebração termina oficialmente às 21h.
A coordenação do curso reforça que o evento é uma oportunidade de celebrar duas décadas de produção acadêmica, diálogo e intercâmbio cultural, além de reconhecer a importância da memória e da literatura na construção de identidades sociais.