×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

FMS de Campos moderniza comunicação com sistema de telefonia VoIP

Tecnologia utiliza a rede de internet já existente para substituir a telefonia convencional, garantindo ligações gratuitas entre hospitais, UPHs e dem

Geral
Por Ocinei Trindade
12 de setembro de 2025 - 8h12

Reprodução/Ilustração

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está concluindo a implantação de um novo sistema de telefonia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), que promete transformar a comunicação interna entre as unidades de saúde. A tecnologia utiliza a rede de internet já existente para substituir a telefonia convencional, garantindo ligações gratuitas entre hospitais, UPHs e demais setores da Fundação.

Como parte dessa modernização, a população também ganhou um canal gratuito de contato: o 0800 245 0103, já disponível e sem custos para o usuário.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da FMS, Bruno de Sousa Barroso, o novo sistema representa tanto praticidade quanto economia. “O VoIP é um sistema 100% digital, que aproveita a estrutura de rede já existente. Isso permite que ligações entre o Hospital Ferreira Machado e o Hospital Geral de Guarus, por exemplo, sejam totalmente gratuitas, utilizando apenas a internet. Para o servidor, a vantagem é ter um ramal funcional, com ligações de qualidade, sem os chiados comuns em linhas convencionais. Para a Fundação, a economia é significativa, com chamadas até 70% mais baratas do que no sistema anterior”, explicou.

Reprodução Secom

A novidade já está em funcionamento nos hospitais e em unidades como a UPH Saldanha Marinho e a Clínica da Criança, sendo implantada gradualmente nas demais UPHs conforme as reformas avançam.

No Hospital Ferreira Machado, os efeitos da modernização já são percebidos. O gerente de Hotelaria e Serviços Gerais da unidade, Luiz Cláudio Gomes Reis, destacou a agilidade no atendimento. “Agora, com o VoIP, a comunicação interna ficou muito mais rápida e eficiente, o que faz diferença na rotina hospitalar, além da economia gerada. Já estamos usando e está mais do que aprovado”, afirmou.

Com informações da Secom/PMCG