×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aleitamento materno é destaque em encontros do Centro Nicola Albano

Profissionais de saúde promoveram e acolhimento aos pais de bebês internados na campanha Agosto Dourado

Geral
Por Ocinei Trindade
27 de agosto de 2025 - 17h24

Profissionais do Centro Nicola Albano com pais de bebês internados na campanha Agosto Dourado (Fotos: Divulgação)

O Centro Nicola Albano UTI Neonatal e Pediatria promoveu, nesta quarta-feira (27), encontros simultâneos em suas unidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, com a participação de pais de bebês assistidos pelos profissionais da instituição, que integra o Grupo IMNE. As reuniões reforçaram a importância do aleitamento materno, tema central da campanha Agosto Dourado, que conscientiza sobre os benefícios da amamentação.

Durante os encontros, mães de pacientes internados receberam acolhimento e orientações sobre os cuidados necessários para garantir que o leite materno seja oferecido aos recém-nascidos. Há dois anos, o projeto “Meu Leitinho” é desenvolvido no centro, fortalecendo a assistência a bebês, especialmente os prematuros, que encontram no leite materno proteção, vínculo e um elemento essencial para o desenvolvimento neurológico e imunológico.

Equipe multiprofissional do Centro Nicola Albano

No ambiente hospitalar, uma equipe multiprofissional — composta por médicos, enfermeiros e consultores de amamentação — acompanha cada etapa do processo, transformando o cuidado em um gesto de saúde e afeto.

O leite materno é prioridade absoluta. Nas unidades do Centro Nicola Albano, há uma sala de ordenha onde as mães retiram o leite conforme horários agendados. O leite é identificado, armazenado por até 12 horas ou oferecido imediatamente. Quando necessário, a equipe complementa a nutrição com fórmulas infantis de empresas certificadas, como a Nutrimed, respeitando a condição clínica de cada criança.

O Centro Nicola Albano adota o protocolo de colostroterapia para bebês com menos de 36 semanas de gestação, prevenindo infecções graves, como a enterocolite necrosante. O leite materno reduz complicações intestinais e o risco de infecções recorrentes. O vínculo mãe-bebê é fundamental. O método Canguru, com contato pele a pele, estimula a descida do leite, favorece o desenvolvimento neurológico. “Isto traz um efeito psicológico positivo tanto para o bebê quanto para a mãe”, cita a enfermeira Synara Miller.

Mãe recebe instrução sobre técnicas de amamentação

Agosto Dourado no Brasil

Em celebração ao Agosto Dourado, campanha dedicada a conscientizar sobre a importância da amamentação, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça a iniciativa em apoio ao aumento das taxas de aleitamento materno, em alinhamento com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A cor dourada foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um verdadeiro alimento de ouro. No Brasil, a campanha é regulamentada pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017.

De acordo com a OMS, é recomendado que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, a amamentação deve ser mantida até, pelo menos, os dois anos. A chamada “hora de ouro”, ou primeira hora de vida, é um momento essencial de contato entre mãe e bebê logo após o parto, favorecendo o vínculo iniciado na gestação e auxiliando o recém-nascido na transição do útero para o ambiente externo.

A ANS destaca que estimular a amamentação é fundamental pelos benefícios nutricionais e pela presença de anticorpos no leite materno, que contribuem para a proteção contra infecções, alergias e diarreia. Para ampliar essa conscientização, a Agência desenvolve iniciativas como o Movimento Parto Adequado e a Certificação em Parto Adequado, que envolvem operadoras de saúde na promoção de práticas mais seguras e saudáveis.

Galeria de imagens

LEIA TAMBÉM

Aleitamento materno: cuidado e esperança para bebês prematuros

Cuidados com bebês prematuros, pesquisas e residência multiprofissional são temas do J3Cast