×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Oitava captação de órgãos no HFM em 2025 salva vida de pessoas que estavam na fila do transplante

Procedimento foi possível graças à autorização da família de um paciente de 49 anos vítima de um Acidente Vascular Encefálico

Geral
Por ASCOM
20 de agosto de 2025 - 8h12
(Foto: Divulgação/ César Ferreira)

O Hospital Ferreira Machado (HFM) alcançou a marca de oito captações de órgãos realizadas somente em 2025. Dessa vez, o doador foi um homem de 49 anos, morador do bairro Penha, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico. A doação possibilitou salvar vidas de pacientes que aguardam na lista nacional de receptores.

A ação, realizada no último sábado (16), foi organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HFM, em parceria com a Central Estadual de Transplante do Rio de Janeiro e a Organização de Procura de Órgãos (OPO 4).

Segundo a médica Patrícia Rangel, responsável pela CIHDOTT, o trabalho em conjunto entre os setores foi fundamental para o sucesso do processo.

“A doação de órgãos e tecidos é uma engrenagem complexa, que envolve equipes assistenciais, administrativas, nossa comissão, a Central Estadual de Transplante e, principalmente, os familiares. A equipe do CTI do HFM, neste caso, conseguiu concluir o diagnóstico em pouco tempo, acionou a nossa equipe e instituiu todas as medidas necessárias para a melhor manutenção dos órgãos e tecidos. Sem essa parceria não seria possível concluir as etapas e chegar à autorização da família para a doação”, destacou.