×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Presidente Lula inaugura maior usina termelétrica a gás natural da América Latina em São João da Barra

Nova usina possui 1,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada, capaz de atender oito milhões de residências

Região
Por Yan Tavares
28 de julho de 2025 - 18h01
Foto: Silvana Rust

O município de São João da Barra foi palco na manhã desta segunda-feira (28) de um marco para a região Norte Fluminense. Com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, foi inaugurada no Porto do Açu a a maior usina a gás natural da América Latina: a Usina Termelétrica (UTE) GNA II.

Com a inauguração, o parque termelétrico da GNA (Gás Natural Açu), torna-se a maior geradora de energia a gás natural do país. Tem capacidade para abastecer cerca de 8 milhões de residências. Selecionada como projeto estratégico do Novo PAC do Governo Federal, a UTE GNA II tem investimento de R$ 7 bilhões.

Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, dos Transportes, Renan Filho, dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, além da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Foto: Silvana Rust

Uma parte do discurso de Lula que chamou atenção foi a explanação do presidente sobre transição energética e o potencial do país no tema:

“Hoje, só se fala em transição energética, em energia renovável e sustentável. A energia passou a ser o ouro do momento. Coisas que temos de sobra. É aí que o Brasil pode ser o país mais importante nesse processo. Estamos construindo uma comissso ultraespecial para fazer um levantamento de todo o tipo de riqueza que o Brasil tem no seu solo e no seu subsolo”, afirmou

“Até agora, me parece que nos só conhecemos o equivalente a 30%. Então, temos 70% do nosso território e das nossas riquezas que ainda não foram pesquisados. E nós temos que dar autorização para uma empresa pesquisar, sob o nosso controle. Assim, ela não pode vender o que encontrar, nem a área, sem conversar com o Governo. Porque as nossas riquezas, são para o povo brasileiro usufruir”, completou o presidente.

Foto: Silvana Rust

O ministro Alexandre Silveira destacou a inauguração como um marco nos investimentos internacionais no setor energético no Brasil:

“O presidente Lula é um líder aberto ao diálogo e isso atrai investimento e credibilidade para o Brasil. São mais de R$ 7 bilhões em segurança energética no país com a inauguração da UTE GNA II. É a demonstração clara de que o Brasil voltou a receber investimentos internacionais de forma vigorosa graças ao diálogo do presidente”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM

Lula inaugura UTE GNA II no Porto do Açu, em São João da Barra

Lula inaugura maior usina a gás natural do país no Porto do Açu, São João da Barra

Ministro Renan Filho garante licitação da Estrada de Ferro 118 para este ano