×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ministro Renan Filho garante licitação da Estrada de Ferro 118 para este ano

Anúncio foi feito durante inauguração da termelétrica em São João da Barra

Região
Por Yan Tavares
28 de julho de 2025 - 18h09
Ministro anuncia estrada de ferro. Foto: Silvana Rust

Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada no Porto do Açu, em São João da Barra, a Usina Termelétrica (UTE) GNA II, maior usina a gás natural do país. O parque termelétrico da GNA (Gás Natural Açu) torna-se a maior geradora de energia a gás natural da América Latina.

Durante o seu pronunciamento, o ministro Renan Filho chamou a atenção para a importância da Estrada de Ferro 118 (EF-118) para o desenvolvimento regional e garantiu a licitação ainda para este ano:

“O Porto do Açu é uma grande estrutura, que precisa de uma conexão nova muito importante para o desenvolvimento dessa região, que é a Estrada de Ferro 118 (EF-118). A EF-118 é transformadora. Com cerca de 500km, ela vai ligar a malha (ferroviária) do ES, que vai de Vitória a Minas, à malha de São Paulo, cortando o Sul do Espírito Santo e o Norte Fluminense”, disse.

“Esses 500km vão conectar 10 portos, garantindo a competitividade e aumento do fluxo entre eles. Diante do nosso entendimento dessa importância, quero dizer que esse é um projeto incluído no PAC pelo presidente Lula e que nós vamos até o final do ano garantir a licitação para a EF-118”, completou o ministro.

A EF-118 é planejada para integrar a malha ferroviária do Sudeste e garantir o acesso ferroviário a importantes terminais portuários. Com 575 quilômetros de extensão, ela vai conectar Nova Iguaçu (RJ) a Santa Leopoldina (ES) – passando assim por toda a região Norte Fluminense.

LEIA TAMBÉM

Presidente Lula inaugura maior usina termelétrica a gás natural da América Latina em São João da Barra