Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada no Porto do Açu, em São João da Barra, a Usina Termelétrica (UTE) GNA II, maior usina a gás natural do país. O parque termelétrico da GNA (Gás Natural Açu) torna-se a maior geradora de energia a gás natural da América Latina.
Durante o seu pronunciamento, o ministro Renan Filho chamou a atenção para a importância da Estrada de Ferro 118 (EF-118) para o desenvolvimento regional e garantiu a licitação ainda para este ano:
“O Porto do Açu é uma grande estrutura, que precisa de uma conexão nova muito importante para o desenvolvimento dessa região, que é a Estrada de Ferro 118 (EF-118). A EF-118 é transformadora. Com cerca de 500km, ela vai ligar a malha (ferroviária) do ES, que vai de Vitória a Minas, à malha de São Paulo, cortando o Sul do Espírito Santo e o Norte Fluminense”, disse.
“Esses 500km vão conectar 10 portos, garantindo a competitividade e aumento do fluxo entre eles. Diante do nosso entendimento dessa importância, quero dizer que esse é um projeto incluído no PAC pelo presidente Lula e que nós vamos até o final do ano garantir a licitação para a EF-118”, completou o ministro.
A EF-118 é planejada para integrar a malha ferroviária do Sudeste e garantir o acesso ferroviário a importantes terminais portuários. Com 575 quilômetros de extensão, ela vai conectar Nova Iguaçu (RJ) a Santa Leopoldina (ES) – passando assim por toda a região Norte Fluminense.
LEIA TAMBÉM