×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos está entre as cidades com mais furto de energia no estado

Energia furtada nas oito cidades com mais casos no período seria capaz de abastecer Niterói, São Gonçalo, Campos e Macaé por um ano

Campos
Por ASCOM
28 de julho de 2025 - 15h39
Divulgação Enel

Campos dos Goytacazes aparece no ranking das cidades com mais registros de furto de energia no estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados divulgados pela Enel Distribuição Rio, o município teve um índice de 14,76% de perdas não técnicas — aquelas causadas por ligações clandestinas e fraudes — apenas no primeiro trimestre de 2025.

O percentual coloca Campos entre os oito municípios com maior volume de energia furtada no estado, ao lado de cidades como Duque de Caxias, São Gonçalo, Cabo Frio e Niterói. Segundo a concessionária, a energia desviada nessas oito cidades, de janeiro a março, seria suficiente para abastecer por um ano inteiro todos os clientes de Campos, Macaé, Niterói e São Gonçalo juntos — cerca de 870 mil consumidores.

A Enel Rio afirma que 17% de suas unidades consumidoras estão em áreas de severa restrição operacional, onde a atuação técnica da empresa é dificultada ou até impedida. Essas regiões concentram 59% do total de perdas por furto. De acordo com a companhia, a prática não só é crime — com pena prevista de até oito anos de prisão — como também compromete a qualidade do serviço e a segurança de toda a população.

“Intensificamos a parceria com as autoridades de Segurança Pública no combate ao furto de energia, mas ainda há áreas em que somos impedidos de entrar. Nos últimos 20 anos, entre 2004 e 2024, registramos um crescimento de 541% de unidades consumidoras em áreas de risco, ou seja, em locais em que não podemos atuar. Nessas localidades, a empresa fica impedida de realizar manutenções preventivas, ações de combate ao furto e reparos na rede”, afirma José Luis Salas, Diretor de Redes da Enel Rio.

De janeiro a março, foram feitas 50.700 inspeções na rede elétrica. Ao todo, 42 pessoas foram presas em flagrante, e 68 boletins foram registrados na Polícia Civil.

A empresa reforça que fraudes e furtos de energia também geram multas e cobranças retroativas aos responsáveis. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo site da Enel, pelo app Enel Rio ou pelo telefone 0800 280 0120.

Fonte: ASCOM/ENEL.