O universo de artistas de Campos vai ganhar um média-metragem que mergulha nos bastidores da criação e revela como a arte transforma realidades. “Sobre a Vivência”, com direção de Pedro Paes, apresentador e editor no J3News, acompanha dez nomes da cena local enquanto enfrentam o desafio de reinterpretar, cada um com seu estilo, o personagem-mascote do documentário.
Ilustradores, escritores de grafitti, músicos, escultores, animadores, tatuadores e quadrinistas encaram o desafio enquanto compartilham suas trajetórias, lidam com bloqueios criativos e revisitam suas origens. Em cada fala, abordam o papel da arte na transformação de vidas e culturas. Mais do que um projeto colaborativo, o documentário mostra como uma única criação pode ganhar múltiplas formas, interpretações e significados até se tornar parte da cultura de uma cidade.
“’Sobre a Vivência’ é a arte viva sendo registrada em tempo real. A ideia surgiu da minha trajetória em programas voltados à cultura pop aqui em Campos. Entre eventos, programas e coberturas, pude conhecer e entrevistar diversos representantes da comunidade nerd e geek da cidade. Essa vivência me deu a base e a motivação para transformar esse recorte cultural em um média-metragem documental”, conta Pedro.
A lista reúne nomes como Rapha Pinheiro, quadrinista premiado e ex-diretor de Artes da FCJOL em Campos. O escritor de grafitti Kane leva para as ruas a força da arte urbana, enquanto Rodrigo Tannus já ilustrou para grandes nomes como Disney, Stephen King e o premiado filme sul-coreano Parasita, vencedor do Oscar de melhor filme em 2020. A escultora Ruth Flores, com peças místicas feitas à mão, dá forma a personagens de universos fantásticos. Já o tatuador Hugo, há mais de 20 anos no ramo, mistura técnica apurada e arte autoral.
Na animação, o documentário traz Diego Ventapane, mestre do stop motion que já se apresentou na CCXP, além de Felício Porto, animador 3D da TV Globo, com passagens por projetos como a Copa do Mundo e o BBB, e da artista Major Kup, com traços delicados e coloridos em animação 2D, que já trabalhou para Discovery Kids, Netflix e participou de O Menino Maluquinho. Na trilha sonora, Estevão Ramos, do Cúpula Estúdio, mistura música e audiovisual em uma composição autoral. E fechando o time, Dhawy Taylor, criador do mascote do filme, é um ilustrador com traços que misturam fantasia e cultura pop.
O projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, em edital publicado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. A estreia deve acontecer entre setembro ou outubro, com pré-estreia em sala de cinema e com um evento de lançamento inspirado nos festivais de cultura pop da cidade, como o Goytacon, Geek Night, Invasão Nerd e Área Nerd.
“Como o média-metragem aborda justamente o impacto da cultura pop na vida das pessoas, faz todo sentido reunir essas comunidades no lançamento, criando uma experiência coletiva com o público que o inspirou”, conclui Pedro.
O “Sobre a Vivência” conta com três núcleos de produção: o primeiro pela produtora de audiovisual lançada neste domingo (1) e fundada por Pedro Paes, a Pro Effect Studios. Conta com Eduardo Hypólito como diretor de fotografia e operação de drone, além de Giulia Who e Juliana Sandamil como assistentes de direção.
O segundo núcleo é por meio da empresa de produção executiva, a Azáfama, que atua com projetos culturais. As integrantes são as produtoras Carolina Cidade, Ariel Morelo e Mina Simone. O terceiro núcleo é composto pela equipe do J3News, que será uma parceira de mídia do documentário.