×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro, em Campos

Ideia é ir além do Maio Amarelo e desenvolver cronograma para todo o ano com atividades de educação e conscientização

Geral
Por ASCOM
13 de maio de 2025 - 20h00
Foto: IMTT/Divulgação

Um compromisso conjunto com a valorização da vida e a transformação da cultura do trânsito em Campos. Assim se define a parceria entre Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e o Sest Senat por um trânsito mais humano e seguro na cidade.

Em reunião na manhã desta terça-feira (13), o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, e a diretora do Sest Senat, Rayanna Siqueira, alinharam os termos e ações da campanha “Desacelere e Respeite: Vidas no Trânsito”, que será integrada ao movimento nacional do Maio Amarelo. 

A ideia é que a iniciativa seja estendida para todo o ano de 2025, levando o máximo de conscientização possível aos condutores do município. O acordo é visto pelas partes como início de uma jornada contínua por um trânsito com menos imprudência e mais empatia.

Por meio de ações educativas, interativas e acessíveis, a campanha visa promover a consciência, o respeito e a responsabilidade entre todos que compartilham as vias – sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.

O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, enfatizou, durante a reunião, que enxerga a educação como a solução mais eficaz para o trânsito campista.

“A educação é o melhor caminho para o que buscamos para o nosso trânsito. Através de um trabalho constante de conscientização sobre o tema, esperamos reduzir os números de acidentes, infrações e punições. O IMTT não quer punir, quer evitar incidentes e garantir um trânsito mais seguro. E o trabalho educativo é fundamental para isso”, disse Álvaro.

O projeto prevê engajar a população através de ações inovadoras, como implantar estações interativas em espaços públicos, com simulações feitas através do uso de óculos de embriaguez e privação do sono, campanhas digitais buscando maior alcance do público nas redes sociais, além de palestras e vídeos educativos em sessões rápidas apresentadas em locais estratégicos (tais como terminais rodoviários, praças, empresas de transporte e escolas), bem como a oferta de cursos estruturados de acordo com demandas identificadas e apontadas pelo IMTT.

Rayanna Siqueira, diretora do Sest Senat – Foto: Josh

“Será uma parceria muito proveitosa para toda a população. Em especial, para quem está no trânsito, desde os pedestres até os motoristas de veículos pesados. Afinal, a gente vai conseguir conscientizar sobre aquilo que mais importa, que é a vida de cada um que está presente neste espaço. Para nós, vai ser uma grande oportunidade de abranger todos os públicos e levar, ao máximo de pessoas, os nossos serviços, não só na área de qualificação, como também em saúde, esporte e lazer, que são elementos essenciais para um bom convívio no trânsito”, disse Rayanna Siqueira.

O plano foi apresentado pela coordenadora de desenvolvimento profissional do Sest Senat, Mary Anne Alves. Ela chamou atenção para a importância de levar qualificação e atualização aos condutores locais e aos motoristas do transporte público municipal, destacando a proposta de preparação para a chegada dos veículos elétricos.

“É um novo perfil, que precisa de adequação e qualificação. Outra novidade que estamos propondo é o curso de direção defensiva para motociclistas, com prática de pilotagem supervisionada e orientada”, comentou. 
Também participou da reunião o conselheiro do Sest Senat, D’Janir Azevêdo.