O cirurgião oncológico Jonatha Frazão, médico do Beda Prime e do Oncobeda, passou três semanas entre os meses de março e abril fazendo um networking de cirurgias robóticas nos Estados Unidos. Primeiro, ele participou de um congresso da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica, na cidade de Tampa, na Flórida, por três dias. Em seguida, permaneceu nos EUA, adquirindo experiências no hospital Advent Health, também em Tampa. O Hospital Dr. Beda é referência em cirurgia robótica no Norte e Noroeste Fluminense, com mais de 300 procedimentos já realizados.
“O hospital Advent Health abriga um dos serviços com maior volume de cirurgia complexa de fígado, pâncreas e vias biliares no mundo. Nossa ideia foi obter conhecimento em cirurgias do trato digestivo por via robótica. Pude conhecer coisas novas, que daqui a algum tempo devem chegar ao Brasil, como a plataforma robótica de braço único, que nos EUA já está em fase de teste – no Brasil, são quatro braços. Outra novidade é o catéter de quimioterapia direto na artéria hepática, que entrega o tratamento direto no fígado para algumas pessoas que têm a doença em estágio avançado”, contou o cirurgião.
O médico destaca a radioablação robótica como a principal técnica que conseguiu aprimorar nos EUA, além de experiências importantes com cirurgia para tumores de pâncreas por via robótica e cirurgias hepáticas robóticas em geral, além de estômago e esôfago.
“A radioablação robótica é feita para pacientes que não podem fazer a cirurgia para retirar um tumor do fígado. Com esse dispositivo a gente queima a lesão. O procedimento apresenta os mesmos resultados que a cirurgia para lesões de até 3 cm. Uma ótima opção para pacientes cirróticos, que não podem passar por cirurgia e apresentam um tipo de tumor chamado hepatocarcinoma e metástases hepáticas de tumores colorretais. E a robótica permite uma perfeita localização utilizando ultrassonografia intra operatória para uma precisão 100% exata”, explica.
O cirurgião enfatiza a forma como o Programa de Robótica do Hospital Geral Dr. Beda está consolidado em Campos e região. Em Campos e em toda a região Norte Fluminense, o hospital é a única referência. Em menos de dois anos, a unidade ultrapassou o número de 300 cirurgias, evidenciando o investimento tecnológico em saúde entregue pelo Beda.
“É importante destacar a maturidade do programa, que tem iniciativas de inovações, como a possibilidade de realizar as cirurgias mais complexas pela plataforma robótica, possibilitando recuperação mais rápida, menor dor, menores incisões, ou seja, melhores resultados. E o melhor, sem os pacientes precisarem de um deslocamento para longe, aumentando gastos e ficando fora da cidade e consequentemente de suas famílias”, comenta.
Jonatha detalha ainda como será a cirurgia que realizará no próximo dia 25, no Hospital Dr. Beda, que mostra o avanço do Programa de Robótica da unidade. “Será uma pancreatectomia corpo caudal por via robótica. Convidei Dr Felipe Coimbra, chefe do serviço de abdômen do AC Camargo Cancer Center em São Paulo, onde fiz minha especialização, para participar da cirurgia. Isso também mostra o quanto conseguimos oferecer o mesmo tratamento dos maiores centros do país. O paciente faz em Campos exatamente a mesma cirurgia que faria lá”, destaca.
Jonatha Frazão é cirurgião titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), preceptor de cirurgia da Faculdade Redentor, preceptor de cirurgia da Faculdade de Medicina de Campos e mestre em oncologia pelo AC Camargo Cancer Center, em São Paulo. Em Campos, ele presta atendimentos no Beda Prime, Oncobeda, Unimed, Lifemed e no Edifício Platinum, sala 202. O contato para agendamento pode ser feito através do telefone: 22 99900-1804.