Por força de lei municipal, a data em que Campos comemora o seu aniversário é 28 de março. O maior município em extensão territorial do Estado do RJ celebra na próxima sexta-feira (28), 190 anos da sua elevação à categoria de cidade. A Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas.
Acontece que, 28 de março marca o dia em que Campos deixou de ser Vila de São Salvador para tornar-se cidade, ano de 1835. Porém, historiadores destacam outras datas tão importantes e marcantes tanto para a história campista.
Em entrevista ao J3News, a historiadora Rafaela Machado faz um apanhado sobre cada uma destas datas.
“O que hoje chamamos de Campos dos Goytacazes fazia parte, inicialmente, da então capitania de São Tomé, logo rebatizada de Paraíba do Sul, e doada pelo rei de Portugal, dom João III, ao fidalgo Pero de Góis no ano de 1534, obviamente, à revelia dos legítimos donos dessas terras, os indígenas Goitacá. No entanto, ponto importante a ser destacado é que a fundação por aquele donatário da Vila da Rainha, junto ao rio Itabapoana, foi um dos primeiros empreendimentos coloniais da América Portuguesa, em 1539, e disso ainda pouco falamos”, relembra.
Seguindo a programação da semana sobre o tema, o destaque desta quarta-feira (26) fica por conta do 1º de janeiro de 1653, apontado por Rafaela como a data mais simbólica para a história da cidade:
“No ano de 1652, de acordo com Alberto Lamego, as terras da antiga capitania de São Tomé contavam já com um número de 70 moradores, que reunidos entre si resolveram fundar eles próprios uma vila – a Vila de São Salvador. Para tal, realizaram ao final daquele ano de 1652, eleição dos oficiais para composição da Câmara Municipal – ato formal de criação de vilas na América Portuguesa, que vinha acompanhado ainda da criação de igreja e pelourinho”, conta. E acrescenta:
“O pedido para a criação da vila e eleição e posse da Câmara foi deferido pelo ouvidor geral do Rio de Janeiro, João Velho de Azevedo. Portanto, tendo sido eleitos em finais de 1652, foram os oficiais camaristas pela primeira vez na história da nascente e legitimada vila empossados em 1º de janeiro de 1653, autorizados que estavam pelo ouvidor geral. Na minha opinião – que resulta de pesquisas realizadas em diversos documentos – esta é a data mais simbólica para a história de Campos dos Goytacazes”, complementa.
Nesta quinta-feira (27), o J3 volta deste ponto, para um novo resgate à história de Campos.
Leia também: Campos, 190 anos ou mais? Relembre a história do 8 de dezembro de 1633