O verão aumenta o movimento para a região litorânea campista, trazendo, portanto, a necessidade de iniciativas de segurança para garantir que todos possam aproveitar a época. A Prefeitura de Campos garantiu que tem implementado diversas medidas em Farol de São Tomé, para evitar atividades criminosas, garantir a ordem e oferecer tranquilidade aos moradores e turistas na alta temporada.
Entre as ações para a segurança do balneário campista, destacam-se as câmeras do novo Centro de Monitoramento, com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal e a Operação Verão Seguro, com participação da Secretaria de Ordem Pública e Polícia Militar.
Localizado na Escola Municipal Farol de São Thomé, o Centro de Monitoramento do Farol conta com 50 câmeras distribuídas ao longo da RJ-216 (Campos-Farol) e em diversos pontos da praia campista. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, as câmeras possuem recursos avançados de reconhecimento facial, utilizados para identificar carros procurados pela Justiça, e leitura de placas veiculares, que permite localizar automóveis roubados ou irregulares.
A Secretaria de Ordem Pública informou que também conta com um drone para o monitoramento de toda a orla de Farol durante shows e eventos.
Mais Guarda Civil
A Prefeitura de Campos anunciou, para a temporada de verão 2025, aumento efetivo de aproximadamente 120 agentes da Guarda Civil Municipal, realizando patrulhas a pé, em viaturas e com o uso de quadriciclos na orla. De acordo com o Município, os agentes são distribuídos em locais estratégicos, como as principais vias de acesso e áreas de eventos. Esse reforço tem o objetivo de fazer uma cobertura mais ampla e eficaz, atendendo às áreas de maior concentração de pessoas.
“É importante dizer que estamos com reforço em vários pontos da praia do Farol, tanto no trânsito, na praia e também nos shows. Já iniciamos o planejamento para atender os nossos munícipes e as pessoas que frequentam o Farol de São Tomé. A Guarda está presente no policiamento preventivo no local, durante todo o ano, e já temos um destacamento no local para poder atender os moradores”, afirma o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino.
Operação Verão Seguro
Ainda na busca por atender à maior demanda que o período de verão traz ao Farol de São Tomé, foi iniciada no dia 31 de dezembro a “Operação Verão Seguro”. Essa iniciativa conta com a participação integrada da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Polícia Militar.
“A GCM tem se empenhado, junto com as demais forças de segurança pública do município, com intuito de garantir a segurança no trânsito e a mobilidade urbana. O principal objetivo da Guarda, da Polícia Militar e da Secretaria de Ordem Pública não é remover veículos ou tirá-los de circulação; mas, sim, garantir a segurança no trânsito para toda a população e aos moradores, veranistas e turistas da praia de Farol”, pontua Levino.
A operação também tem como objetivo coibir a entrada de armas, drogas e indivíduos procurados pela Justiça na região. Para isso, conta com o apoio do Grupamento de Operações com Cães da GCM, que auxilia na detecção de substâncias ilícitas. “A Guarda Civil Municipal vem atuando para tirar de circulação aqueles elementos que praticam irregularidades e insistem em descumprir a lei. Nós vamos estar durante todo o período de verão garantindo que haja tranquilidade, paz e segurança para os nossos munícipes e todos aqueles que vêm prestigiar os nossos eventos na localidade do Farol São Tomé”, afirma o comandante.
A equipe de reportagem pediu um balanço da Operação Verão Seguro, mas não recebeu retorno da Secretaria de Ordem Pública sobre o assunto até o fechamento desta edição.