Neste ano, a Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, chega à sua 292ª edição e, como de costume, a Prefeitura vai apoiar a tradicional festividade. A Secretaria Municipal de Turismo, por exemplo, montará quatro postos de atendimento aos romeiros que irão percorrer os 40 km do Circuito Turístico Caminhos da Fé, que une o turismo e a tradição religiosa através do “Caminho de Santo Amaro”.
Os pontos de apoio estarão instalados, a partir das 18h de terça-feira (14), no posto do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), em Mineiros, em Saturnino Braga (ou Baixa Grande) e na chegada do distrito de Santo Amaro, com apoio de ambulância, distribuição de frutas e água. A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, informou que neste ano também haverá o auxílio de parceiros, como o Café Três Corações, que distribuirá cafezinhos aos peregrinos na chegada de Santo Amaro.
Patrícia destacou que a cada ano aumenta o número de turistas e romeiros que comparecem por questões religiosas ou para assistir e acompanhar a tradição e a cultura local, fortalecendo o turismo religioso em Campos. “São 292 anos de tradição. A cada ano aumenta o número de peregrinos, a gente recebe cada vez mais pessoas de fora, porque o Caminho de Santo Amaro já é reconhecido nacionalmente pela sua força e importância para o turismo religioso. Nos 40 quilômetros de percurso, nós temos 22 igrejas e boa parte delas remonta à história do Brasil Colônia. E tudo isso sendo revitalizado, valorizado e organizado como um roteiro que contempla a lei Caminhos da Fé, sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho”, comentou.
A programação religiosa teve início no último dia 6, com o novenário no Santuário de Santo Amaro. Até a próxima terça-feira, o dia 14, missas serão celebradas às 19h, com vários sacerdotes da Diocese de Campos.
Já nos dias 13, 14 e 15 de janeiro a programação vai contar com evangeliza shows a cada dia. Uister Mikael, Padre Max e a Banda Novo Céu prometem levar evangelização e louvor aos devotos. No dia do padroeiro, 15 de janeiro, várias missas serão celebradas desde as primeiras horas da manhã para acolher os fiéis que percorrerão o Caminho de Santo Amaro. As missas serão celebradas desde o dia 14 e ao todo serão 12 celebrações. No dia 14 as celebrações serão às 21h e 23h. Já no dia 15, as cerimônias religiosas acontecerão às 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.
O Dia de Santo Amaro também conta com a tradicional Cavalhada, que encena a luta entre os Mouros e Cristãos e é um dos marcos da festa do padroeiro da Baixada. A Cavalhada chegou ao Brasil com os portugueses e Campos é uma das poucas cidades do país que mantem a tradição, desde 1730. A encenação, que tem, de um lado, 12 cavalheiros vestidos de vermelho e, do outro, 12 vestidos de azul, simboliza a luta por território.