Um incêndio atingiu uma embarcação na Bacia de Campos na noite desta quarta-feira (8) e mobiliza operações de resgate e combate às chamas até a tarde desta quinta-feira (9). De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF), as ações já somam 12 horas de trabalho.
O Sindipetro NF informou que navio “Bram Force” operava na Bacia de Campos, em apoio à plataforma P-37, quando o acidente aconteceu na sala de máquinas do navio. Ainda segundo o sindicato, o incêndio segue em situação de rescaldo, somando cerca de 12 horas de combate às chamas. As causas do ocorrido são desconhecidas até o momento.
Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que toda a tripulação foi evacuada para outro navio de apoio como medida de segurança, não havendo informações de feridos até o momento. Ainda segundo a Marinha, não foi constatada poluição hídrica.
O órgão federal acrescentou que outras embarcações encontram-se na área prestando apoio no combate ao incêndio, prevenindo a ocorrência de poluição hídrica. Após a extinção do incêndio, o navio será rebocado para o Porto do Açu.
Por fim, a Marinha do Brasil declarou que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação será instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades. Posteriormente, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará distribuição e autuação.
Para o Sindipetro-NF, o caso liga um sinal de alerta. “O acidente traz à tona questões de segurança em operações marítimas na principal área de exploração de petróleo do Brasil”, enfatizou o sindicato.