×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino encerra turnê em Campos

A entrada é gratuita e será na quarta-feira (23), às 20h, na Arena Davi Machado

Cultura
Por ASCOM
22 de outubro de 2024 - 8h52
Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino encerra a turnê Orquestrando a Vida 2024 nessa quarta-feira (23), às 20h, na Arena Davi Machado, em Campos dos Goytacazes, com entrada franca. O repertório eclético inclui composições de Strauss, George Gershwin, Fafá de Belém, Zequinha de Abreu, Baden Powell, Tom Jobim, Grieg, entre outros.

Formada em 1995, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino (OSMI) tem direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins, regência do maestro Brian Fleming, e realização do Instituto Dell’Arte. A turnê Orquestrando a Vida 2024 já passou por Rio das Ostras, Cardoso Moreira, Rio de Janeiro e Niterói. Os músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social.

A turnê Orquestrando a Vida 2024 é apresentada pela Enel, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção da Dellarte, apoio da Athena Capital e Orquestrando a Vida e realização do Instituto Dell’Arte.

Orquestrando a Vida

Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 29 anos nos moldes do “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando ao estudo e preparando para o mercado de trabalho.

O projeto contribui para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). Hoje, o projeto atende 300 crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino, com renda familiar de até 1/½ salário-mínimo e em situação de vulnerabilidade social, do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom