O quadrinista Rapha Pinheiro lançou na sexta-feira (9) o livro “Casas Ilustradas – Campos dos Goytacazes”. A obra apresenta 40 casinhas desenhadas e comentadas, todas do centro histórico de Campos. Ele fará uma turnê de lançamento e seguirá por todo o país levando o nome da cidade. Viabilizado por financiamento coletivo, o livro foi um sucesso já na pré-venda. A turnê chegará ao Rio de Janeiro em outubro e a São Paulo, em dezembro.
O artista começou a fazer os desenhos em outubro de 2023, no final do ano editou o livro e no início de 2024 fez uma campanha de financiamento coletivo que deu muito certo, mas o caminho foi longo até que os livros chegassem às mãos de Rapha. “No primeiro semestre foi a burocracia de fechar o arquivo, mandar para a China, aí os caras publicaram lá, chegou a Santos, mandaram para o porto errado, eu tive que fazer esse desenrolo, foi muita confusão”, contou.
A ideia do projeto veio de um desafio que tem via Internet, chamado Inktober, onde artistas do mundo inteiro fazem um desenho por dia, durante o mês de outubro, 31 desenhos em 31 dias. Após se mudar para a planície em 2021, vindo da cidade do Rio de Janeiro, ele viu o desenho como uma forma de prestar atenção e se inteirar das dinâmicas da cidade. “Eu estava querendo conhecer a cidade melhor, queria conhecer mais a história de Campos e tudo mais. Fiquei andando pelo Centro, conhecendo as ruas, os lugares, vendo as casas históricas, que são lindíssimas, e não parei por aí, porque 31 era muito pouco, eu acabei fazendo 40”, contou Rapha.
A iniciativa também envolveu escrever comentários sobre as casas e gravar o processo artístico para publicação nas redes sociais. “Então, são 40 casas desenhadas, ilustradas e comentadas, sempre é o desenho com um comentário do lado, e o comentário tem duas partes, um comentário sobre a arquitetura e depois um comentário sobre o desenho, sobre o ato de desenhar”, explicou Rapha Pinheiro.
Seus vídeos diários em que aparece desenhando viralizaram nas redes sociais e trouxeram visibilidade para a situação do patrimônio arquitetônico campista. “Além de um objeto de identificação cultural e preservação do patrimônio, ‘Casas Ilustradas’ também é uma crítica sobre a situação de várias dessas casas que mereciam mais carinho e atenção”, comenta o artista.
O livro será distribuído nacionalmente em livrarias, marketplaces e também estará à venda no site do autor em https://www.raphapinheiro.com/.
Rapha Pinheiro: um verdadeiro artista
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ, com graduação sanduíche na University of Lincoln na Ingt em Angoulême (França) e Mestre em Mídias Criativas pela ECO UFRJ, Rapha Pinheiro escreve e publica quadrinhos profissionalmente desde 2017. Além disso,Pinheiro é diretor executivo de Arte e Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em Campos dos Goytacazes, e diretor do Inko – Escola de Mídias Criativas, que prepara artistas para os mercados nacional e internacional. Também é editor-chefe do Universo Guará, onde coordena a produção e publicação de diversos artistas e títulos em nível nacional.
No currículo do artista ainda está a criação do Funktoon, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos brasileiros do país que contabiliza mais de dois milhões de leituras.
No mundo literário, além do mais recente, “Casas Ilustradas”, Rapha é autor de “Os Tomos de Tessa” (2015), “Salto” (2017), “Silas” (2018) e “Mesa 44” (2019), “Travessia e Ecos” (2020-21), “Rua” (2022), “O Mago e a Tempestade” (2023) e outros vários projetos, menores ou em parceria. Também é o organizador da coleção Inko de trabalhos dos veteranos da escola. Pinheiro já ganhou o Troféu HQMix (2021-22), Cubo de Ouro (2021-22) e o Prêmio do Dia do Super-Herói Brasileiro (2021), além de várias indicações a esses e outros prêmios. Além de já ter realizado exposições com seus trabalhos na França, no Rio de Janeiro, em Santos, em Manaus e Campos.