“Eu sou campeã olímpica”. Foi repetindo essa frase, ainda em êxtase, que a judoca Beatriz Souza comemorou a conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024. Ela garantiu o primeiro ouro do Brasil na maior competição esportiva do mundo, nesta sexta-feira (2). A vitória foi cercada de emoção.
É a primeira vez que o Brasil sobe ao topo do pódio nestes jogos olímpicos. Feito alcançado graças a uma mulher, justamente na primeira edição com mais atletas do sexo feminino na delegação brasileira.
Bia Souza faturou o ouro na categoria acima de 78kg do judô, superando a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial. Mais que isso, aos 26 anos ela se torna a primeira mulher brasileira a ser campeã olímpica em provas individuais, como estreante na disputa.
Seis mulheres brasileiras conquistaram o ouro em disputas individuais na histórias das Olimpíadas: Maurren Maggi (Atletismo – Pequim, 2008); Sarah Menezes (judô – Londres, 2012); Rafaela Silva (judô – Rio, 2016); Ana Marcela (águas abertas – Tóquio, 2021); Rebeca Andrade (ginástica – Tóquio, 2021) e agora, Beatriz Souza (judô – Paris, 2024).
Dentre elas, apenas Bia Souza sagrou-se campeã olímpica estreando nos jogos olímpicos.