Para tratar os protocolos de prevenção de quedas com os funcionários de forma lúdica e divertida, o Hospital Dr. Beda realizou um concurso de paródias. Em uma tarde descontraída e educativa, na sexta-feira (28), o auditório da unidade 1 se transformou em um palco para um evento criativo que envolveu funcionários de diversos setores. O concurso, que contou com a participação de 11 equipes, teve como objetivo trabalhar os protocolos de segurança no ambiente hospitalar através de músicas adaptadas ao tema. As equipes produziram vídeos divertidos que foram exibidos para todos os presentes. Cinco juradas foram responsáveis por escolher até três ganhadores, que receberão prêmios de 1º, 2º e 3º lugar.
“Dia 24 de junho foi Dia Mundial de Prevenção à Queda. Decidimos abordar isso de forma lúdica aqui no hospital. As equipes participaram criando paródias, escolhendo músicas e adaptando-as de acordo com nosso protocolo de risco de queda. Foi incrível ver o quanto nossos colaboradores são criativos, espertos e envolvidos com o trabalho”, disse Amanda Ribeiro, enfermeira responsável pelo escritório da qualidade.
A enfermeira Ariana Carvalho, responsável pela segurança do paciente, destacou que o risco de queda não afeta apenas os pacientes, mas também visitantes e acompanhantes. Por isso, é crucial que toda a equipe hospitalar esteja preparada e atenta aos protocolos de prevenção, de acordo com a enfermeira.
“Mundialmente, as quedas são um problema comum. No Hospital Dr. Beda, temos protocolos rígidos para preveni-las. Este evento envolveu tanto a unidade 1 quanto a 2. Nosso treinamento é atualizado anualmente e também revisamos constantemente os protocolos. Recentemente, adotamos critérios visuais para a prevenção de quedas nos ambulatórios. Estamos sempre vigilantes para cuidar da melhor forma dos nossos pacientes,” garantiu Ariana.
Martha Henriques, diretora administrativa do Grupo IMNE, explicou que o concurso de paródias foi uma estratégia para envolver os colaboradores de maneira lúdica.
“Todos os protocolos estão implantados e todos os trabalhadores foram treinados, mas essa foi uma maneira leve e divertida que encontramos, junto com o Escritório da Qualidade, para trabalhar não apenas este tema, mas outros também. Nosso objetivo é continuar envolvendo todos e criar um movimento contínuo. Essa abordagem mostra resultados significativos na prática, melhorando cada vez mais a qualidade do atendimento no Hospital Dr. Beda”, ressaltou Martha.