Reconhecida mundialmente como uma das doenças que mais mata, o câncer deve superar o número de 700 mil novos casos no Brasil entre os anos de 2023 e 2025. É o que aponta estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e publicado na Revista Brasileira de Cancerologia (RBC). Apesar de não ser uma das causas mais comuns, a possibilidade do câncer ser hereditário traz medo e ansiedade para aqueles que vêem parentes próximos sofrerem com a doença.
A possibilidade de câncer hereditário decorre do resultado de mutações genéticas que podem ser transmitidas de geração em geração e são classificadas como síndromes, condições que aumentam significativamente o risco da doença ao longo da vida. “Cerca de 10% dos casos de tumores malignos, em geral, podem ser hereditários, sendo que, em alguns casos, como tumores de ovários, este risco pode passar dos 20% de ocorrência”, ressalta Dr. Gustavo Drumond, oncologista clínico e especialista em oncogenética.
Testes genéticos
Para investigar as possíveis predisposições a algum tipo de câncer, existem testes genéticos que podem ser realizados por amostra de sangue ou saliva ou, ainda, diretamente nos tumores malignos. Esses procedimentos buscam, além de descobrir se o paciente teve alguma mutação patogênica herdada que aumente o risco de câncer, prevenir o surgimento de tumores malignos e definir a gravidade dos tumores existentes para encontrar os tratamentos mais adequados para quem já sofre com a doença.
Drumond destaca que os principais e mais comuns tipos de câncer hereditário são os de mama, próstata, pâncreas, ovário e colorretal. “Existem alguns tumores mais raros e com risco de serem hereditários como tumores renais, tumores adrenais, tumores de tireoide e tumores do sistema nervoso central”, afirma.
Para o especialista, a idade ideal para serem feitos testes genéticos pode ser definida a partir da avaliação médica realizada por um oncogeneticista. “A idade é um dos fatores que são levados em conta para designar a melhor conduta no tratamento do câncer”, diz.
Tratamento
Em Campos, é possível realizar exames genéticos para a prevenção, diagnóstico e o tratamento do câncer. “O grupo IMNE, através do Laboratório XY Diagnose, possui um portfólio completo de exames genéticos para a prevenção, diagnóstico e tratamento semelhantes aos grandes centros do Brasil e do Mundo”, observa Drumond.