×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Terceira Via Online: há cinco anos democratizando a informação

Site ganhou cara nova, assim como demais veículos que compõem o Sistema de Comunicação Terceira Via

Campos
Por Thiago Gomes
28 de junho de 2017 - 13h07

Prédio construído em 1896 foi restaurado e adaptado à redação do jornal online (Foto: Silvana Rust)

Levar o poder de decisão até o leitor através da democratização da informação. Esta tem sido a principal missão do Jornal Terceira Via Online, fundado em 28 de junho de 2012 pelo empresário Herbert Sidney Neves. O site de notícias foi o primeiro passo para a consolidação do Sistema de Comunicação Terceira Via, que hoje conta, ainda, com TV e um jornal impresso publicado aos domingos.

De acordo com o diretor geral do Sistema Terceira Via, Fábio Paes, o objetivo do Terceira Via Online sempre foi dar uma alternativa, com a produção de conteúdo, para que o cidadão possa tomar sua própria decisão. Fábio acredita que, bem informado, o campista terá seu poder de decisão ampliado.

“A gente entende que a missão de todo veículo de comunicação, quando ele disponibiliza o conteúdo de forma gratuita, em plataformas online, é democratizar a informação. Com isso, a gente leva uma parcela do poder de decisão para a mão do leitor, para a mão do cidadão. Por isso, o nome Terceira Via carrega em seu DNA o objetivo de ser um caminho diferente, mas com a missão de levar a informação a todos”, ressaltou Fábio Paes.

Há cerca de um ano, o Sistema de Comunicação passou por mudanças, com o objetivo de ampliar seu alcance e tornar-se mais moderno. Uma dessas transformações aconteceu no site, que ganhou cara nova em 20 de dezembro.

“Quando Dr. Herbert me convidou para assumir a direção, o complexo já tinha quatro anos, tinha o nome com ampla credibilidade. Mas ele precisava dar um salto, e essa foi a proposta: ampliar o alcance do veículo. Com isso, foram feitas uma série de intervenções tanto na parte online, com foco nas redes sociais, quanto em outras áreas. E o resultado apareceu de forma impressionante. Lançamos o jornal impresso, que é uma outra plataforma, com alcance em outro público, e também mexemos profundamente na grade da TV. Hoje está consolidado como Sistema de Comunicação importante para nossa região. Viramos uma referência de qualidade e credibilidade de compromisso com Campos”, pontuou o diretor geral do Sistema Terceira Via.

O diretor do Jornalismo, Aloysio Balbi, também destacou as recentes mudanças do Sistema de Comunicação. Balbi disse que a equipe que participou da reformulação percebeu que o que já estava bom poderia ser ainda melhor. Acompanhando a tendência tecnológica, o formato do site foi alterado para que os leitores pudessem acompanhar todo o conteúdo pelos smartphones. A resposta veio de forma imediata, com o crescimento dos acessos.

“São cinco anos, o Jornal Terceira Via Online ainda é um bebê, mas está crescendo sem anabolizantes. Só com a vitamina das boas ideias. Um exercício diário para ficar ainda mais forte”, brincou o diretor de Jornalismo.

Para o a diretora executiva do Grupo IMNE, Martha Henriques, o Jornal Online foi um marco para a história jornalística de Campos. “Estamos comemorando cinco anos de fundação do Sistema Terceira Via com motivos e colhendo resultados que superam as expectativas. O sistema nasceu na hora certa e ainda vamos avançar mais”, disse.

O diretor-presidente do Grupo IMNE, Herbert Sidney Neves, afirmou que o Jornal Online é um sonho antigo e o sucesso de hoje é uma conquista de toda a equipe. “Já se vão cinco anos de um projeto pensado muito antes. Percebemos lá atrás que Campos teria que pensar na frente e é o estamos fazendo. É o nosso compromisso com Campos e com a região. Temos muito orgulho deste projeto. Parabéns para a equipe de jornalistas e outros profissionais que fazem esse jornal acontecer”, declarou.

História e modernidade — Fundado há exatos cinco anos, com sede um prédio centenário — o Hipotecário de Campos, mais conhecido como Banco do Vovô —, localizado na Rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo, no Centro de Campos dos Goytacazes, o veículo de comunicação une tradição e modernidade. O prédio, construído em 1896, foi restaurado em dois meses e adaptado à redação do jornal online. Na fachada, com pintura branca e detalhes em mármore italiano, se destacam as esculturas de Mercurios, o deus da mitologia romana que representa o comércio. Janelas e portões com grades de ferro são emoldurados por pedras, em cantaria, talhadas à mão por operários portugueses, no século XIX.