De acordo com dados da Vigilância, até o dia 5 de maio, 29.895 pessoas foram vacinadas contra a gripe. Este ano, segundo orienta o Ministério da Saúde, a meta de vacinação é de 90% do público-alvo. Andréya Moreira destacou a importância da prevenção e também informou que não há riscos da vacina da gripe ser tomada junto com a da febre amarela. “
— As pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar uma unidade ou a tenda na praça do Santíssimo Salvador, no Dia D. Não há nenhuma contraindicação de tomar as duas vacinas juntas ou com pequeno intervalo entre uma e outra — explicou a coordenadora de Vigilância.
O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde corresponde os idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas com até 45 dias após o parto (necessário trazer o cartão de gestante para comprovação); trabalhadores da área de saúde (com identificação profissional); povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional e a novidade deste ano são os professores da rede pública e privada (necessário apresentar comprovação). As pessoas acamadas devem agendar a vacina através do telefone da Vigilância (22) 98175-2482.
Contraindicação – A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos a proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses; e para quem estiver com febre.