×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Professora do IFF concorre a prêmio das cinco melhores teses do país

Priscila Santiago estudou meios de estabilizar plataformas de petróleo que operam sob condições adversas do mar

Educação
Por ASCOM
19 de agosto de 2020 - 14h27

A professora pesquisadora Priscila Cardoso em um dos testes na centrífuga da Geotecnia da Uenf (Divulgação)

O Brasil desenvolveu capacidade tecnológica para explorar petróleo em poços de grande profundida no mar. Mas fatores naturais como as correntes marítimas, ventos e ondas tendem a instabilizar plataformas que operam em tal condição. A professora Priscila Cardoso de Almeida Santiago, seu orientador, o professor Fernando Saboya Albuquerque Jr e o co-orientador, professor Sérgio Tibana, estudaram uma maneira de as unidades suportarem melhor as cargas externas.

Os ensaios foram realizados no Laboratório da Centrífuga Geotécnica da Universidade Estadual do Norte Fluminense professor Darcy Ribeiro (Uenf), onde Priscila cursou o doutorado, com a tese Ensaios de carregamento de clusters de estacas em centrífuga geotécnica, defendida em novembro de 2018. Visando divulgar seus resultados, o artigo Centrifuge modelling of a combined pile-type anchor subjected to general inclined loading foi submetido à seleção da revista Marine Structures, uma das publicações da prestigiada plataforma acadêmica internacional Elsevier.

“A publicação em Revista A1 é de grande relevância para a nossa Instituição, visto a dificuldade que é conseguir esse tipo de publicação na área de Geotecnia. O meu grupo de pesquisa é formado por pesquisadores da Uenf e nossos trabalhos têm sido bem aceitos em revistas da categoria”, comenta Priscila.

Orgulho – A tese também foi inscrita na edição 2020 do Prêmio Costa Nunes, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). “Ter minha tese escolhida para concorrer entre as cinco melhores do país me traz muita satisfação, pois é fruto de um trabalho de mais de quatro anos no doutorado. O IFF me concedeu o afastamento de dois anos que foi imensamente importante para que conseguisse concluir parte dos meus ensaios, que demandavam minha presença no laboratório”, detalha a professora.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, oferecido no Campus Campos Centro, professor Zander Ribeiro Pereira Filho destaca o aprofundamento e a relevância da pesquisa para as áreas de Engenharia e de Arquitetura. “A tese dela a princípio ficou entre as cinco e a gente torce para que ela consiga essa premiação máxima. Enfatizar também o trabalho que foi consequência da tese, que é o artigo publicado em uma revista super importante, com Qualis A1, ou seja, a melhor avaliação possível dentre as revistas. Ela é motivo de grande orgulho para os nossos professores, para os nossos alunos que sempre se dedicaram a um ensino de qualidade, um ensino gratuito. Sempre com a preocupação em estar compartilhando as pesquisas com o nosso Brasil”.