Pais e mães que trabalham como ambulantes em grandes eventos do Rio de Janeiro terão onde deixar seus filhos, mesmo fora do horário normal de funcionamento das creches. A medida começa a valer a partir deste Carnaval, quando o Espaço Temporário de Convivência, que fica dentro do Educandário Romão Duarte, no bairro Flamengo, será aberto para receber os pequenos a partir das 16h e oferecer alimentação e atividades recreativas.
O projeto foi idealizado pelo juiz Pedro Henrique Alves, da 1ª Vara de Infância e da Juventude do Rio. Segundo ele, o objetivo é garantir a proteção dos filhos desses ambulantes durante o horário em que eles estão trabalhando. Ele esclarece que o Espaço Temporário de Convivência será uma espécie de creche que funcionará em um horário alternativo — final da tarde e durante a noite —, quando os pais estarão trabalhando nos eventos.
“Nós sentimos a necessidade de oferecer um local destinado às crianças cujo os pais trabalham à noite e na madrugada, na mesma proporção daqueles que vão para a creche em horário comercial. Percebemos que, muitas vezes, esses pequenos ficavam nas ruas, junto aos pais, mas expostos a diversas situações, como brigas de rua por exemplo”, explicou o juiz.
A partir desta sexta-feira (24), agentes da Prefeitura do Rio de Janeiro devem abordar esses ambulantes para que eles tenham conhecimento da disponibilidade do serviço. No Espaço da Convivência, as crianças serão cuidadas por profissionais da educação, além de receberem alimentação completa e recreação. Lá, eles também poderão dormir até que os pais possam buscá-los após o término dos eventos.
O juiz lembrou ainda que a capital do Estado é um município onde acontecem grandes eventos pelo menos uma vez por semana e esta medida pode tranquilizar os pais que dependem dessas festas para obter a renda familiar. “Esse ainda é um projeto piloto, mas de extrema necessidade para a segurança dos filhos e tranquilidade dos pais”, concluiu.