×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Depois da Arábia Saudita, grupo de dança prepara apresentação em Campos

Dançarinos campistas representaram o Brasil em festival folclórico em Riade; novo espetáculo será no Teatro Trianon

Cultura
Por Ocinei Trindade
8 de abril de 2019 - 13h36

Coreografia dos dançarinos campistas em Riade (Fotos: Divulgação WFV)

A Companhia de Dança Tríade, formada há menos de dois anos em Campos, está em constante movimento. Um novo espetáculo está sendo ensaiado para ser apresentado ao público no mês de maio durante a 3ª Mostra Cultural de Dança, que vai acontecer no Teatro Trianon. Esta será a primeira apresentação do grupo após uma participação de sucesso internacional. No mês passado, os dançarinos campistas estiveram em Riade, Arábia Saudita, onde representaram o Brasil no Festival World Folk Vision. A participação foi considera um sucesso e rendeu frutos.

De acordo com o bailarino e coreógrafo Leon Jackson, de 9 a 24 de março, a participação dos campistas em Riade foi de grande responsabilidade, pois eles foram os únicos representantes do Brasil no festival que reuniu delegações de 100 países. O festival folclórico é realizado anualmente em diferentes cidades do mundo. O objetivo é fortalecer a cultura de cada região.

Única delegação do Brasil representou o país no festival

“Recebemos apoio dos amigos e familiares de Campos sobre nossa participação em Riade. Somos um grupo novo de dança na cidade e a experiência internacional é muito positiva. Alguns dançarinos nunca tinham se apresentado fora do Brasil anteriormente. É bom ver de perto cada nação representando sua história. Um festival desse porte nos abre a mente para a cultura e para a história”, disse Leon.

O Festival World Folk Vision abrigou diferentes eventos em um mesmo espaço como rodeios, corridas de camelos, festivais de cinema, teatro, música, dança e artesanato. Campos também foi representada na Arábia Saudita com  produtos confeccionados por artesãos que utilizam o bagaço de cana como matéria-prima, em projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

O balé de Campos em Riade exibiu diferentes ritmos e manifestações culturais como  o carnaval e o samba, além de músicas  e expressões nordestinas como forró, xaxado, festa junina e frevo. Músicas indígenas também ganharam destaque nas coreografias apresentadas pela companhia.

Ritmos indígenas foram apresentados no festival

“Ficamos muito surpresos e felizes com a recepção dos sauditas em relação aos brasileiros. O futebol, o samba e o carnaval são muitos conhecidos lá. Nos apresentamos durante três dias Subimos ao palco principal e em números especiais  em um palco menor com propostas étnicas. Eles ficaram empolgados com outros ritmos, além do samba e do carnaval, e curiosos sobre nossa cultura. Demos algumas entrevistas paras as tevês árabes. Fomos a única delegação brasileira. Pudemos divulgar a cultura brasileira e fazer troca de conhecimentos. No último dia, todas as delegações se juntaram para uma coreografia coletiva”, conta Leon Jackson

O frevo pernambucano e ritmos nordestinos tiveram destaque no encontro

Em outro evento, o dançarino e coreógrafo Diego Rosa representou o Brasil com depoimentos acerca da cultura e do folclore nacionais. Na ocasião, o rei Salman da Arábia Saudita prestigiou o encontro. “Representantes de cada país participante puderam falar sobre cultura e história de suas nações. É um momento importante para fortalecer os intercâmbios, abrir a mente e trocar conhecimento”, disse.